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Pesquisa revela os caminhos do marketing digital em 2019

Assuntos como design thinking, podcasts, chatbots e a plataforma Pinterest foram elencados como insights estratégicos do marketing digital no próximo ano

*Com informações da assessoria de imprensa da Social Media Week

 

Foto. Homem atravessando uma porta. Não vemos o que há depois dela, apenas um clarão branco. Na parede que sustenta a porta, diversos desenhos de fluxogramas, lâmpada, peça de quebra-cabeça, carrinhos de supermercado, símbolo $. Todos feitos com giz branco.

Social Media Week São Paulo,  maior evento de mídias sociais da América Latina,  em parceria com a Mlabs e a Hello Research, realizou uma pesquisa com os palestrantes e participantes do evento que aponta as tendências de investimento em marketing digital para o próximo ano.  Temas como design thinking, podcasts, chatbots e a plataforma Pinterest surgem como insights estratégicos. O documento completo está disponível neste link.

Edney Souza, organizador da Social Media Week São Paulo, faz uma análise dos dados e mostra os caminhos para o marketing digital em 2019: “o gráfico mostra as 10 primeiras posições em volume de respostas: Instagram, monitoramento de redes sociais, SEO, inbound, marketing, LinkedIn, e-mail marketing, branded content, design thinking, Facebook e links patrocinados, respectivamente. Este ranking foi montado baseado na soma das respostas ‘continuar investindo’, ‘investir mais’ e ‘começar a investir’. As tecnologias em destaque são aquelas mais populares e que continuam dando resultados para as áreas de marketing de diversas empresas”.

Segundo Edney, os insights mais estratégicos aparecem quando se compara as tecnologias com respostas como “começar a investir” entre palestrantes e participantes.  Três tecnologias, que estão ganhando maturidade de investimento, aparecem no top 5 dos dois rankings, o que  são elas: growth hacking, podcasts e lives /webinar /streaming. 

“Veja o exemplo do podcast: apesar de já estarem por aí pelo Brasil desde 2004 o que vemos de 2015 para cá é uma popularização. Essa massificação trouxe também diversas empresas e assuntos novos e, hoje, muita gente troca o rádio no trajeto casa-trabalho por algum podcast. Um dos principais culpados pelo uso mais amplo do podcast é o Spotify que tornou mais simples para o usuário comum acompanhar o seu preferido. Vale criar seu próprio podcast (se você tiver um assunto bem técnico e interessante para trabalhar) ou investir em podcasts existentes, tem para todos os gostos”, revela o organizador do Social Media Week.

Outras tendências destacas pelos participantes do evento foram: o design thinking e os chatbots. Sobre esta última, Edney afirma que a tecnologia dos chatbots já se tornou um diferencial competitivo:

Em 2019, quem não tiver chatbots, provavelmente vai perder espaço para seu concorrente.”

Na visão dos palestrantes do Social Media Week, no lugar de design thinking e chatbots estão a inteligência artificial e Pinterest.

É interessante comparar a diferença de prioridade que participantes e palestrantes deram para inteligência artificial. Apesar de ser mais popular e ser um diferencial competitivo, não é algo que qualquer empresa possa adotar facilmente. Assim, vemos aqueles que estão liderando nas empresas, adotando com mais entusiasmo, enquanto o usuário comum vai precisar esperar que essas empresas popularizem soluções usando inteligência artificial. Já a presença do Pinterest mostra que as empresas estão aprendendo a diversificar suas fontes de tráfego orgânico enquanto muitas ainda dependem do Google e Facebook para trazer visitas”, afirma Edney.

Edney aponta que ainda há empresas que conseguem transformar o Pinterest como fonte de tráfego principal.

“Se o seu negócio gera imagens atraentes como o mundo da decoração, moda, turismo e gastronomia, provavelmente o Pinterest pode gerar um ganho significativo para as suas visitas”, finalizou.

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