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[SXSW 2018] 4 dicas para criar conteúdo personalizado

Quatro dicas do Facebook que valem como primeiros passos no desenvolvimento da estratégia para a criação de conteúdo 

 

Por *Renata Lea e Rodrigo Terra

 

O SXSW é um oásis de informação! Às vezes, em uma palestra riquíssima, surgem pérolas que podem se perder quando a gente coloca todas as informações juntas.

Kaitlyn Wilkins, do Facebook, deu dicas para aumentar o CTR com o marketing de conteúdo. Crédito da foto: Rodrigo Terra, Era TransMídia

 

Foi assim no painel Increasing CTR with 1:1 Content Marketing, que será tema de um post detalhado. Os painelista não pouparam palavras para enaltecer a importância do conteúdo personalizado para quem pretende aumentar o CTR, e a gente decidiu destacar quatro dicas da Kaitlyn Wilkins, do Facebook, que valem como primeiros passos no desenvolvimento da estratégia para a criação:

 

Mapeamento de intenções

As pessoas não são, ou melhor, não estão sempre do mesmo jeito. Elas mudam conforme os ciclos de vida e, às vezes, adotam diferentes comportamentos de acordo com a situação. É importante saber como falar com cada uma delas em cada um desses momentos. Acertar na estratégia depende de conhecer a audiência a fundo, o que vai além de gráficos de dados. Chame o pessoal que trabalha com você, não apenas a turma do departamento do marketing, e conversem sobre os clientes. O primeiro passo para um conteúdo personalizado é conhecer o target e compreender suas intenções no tempo e no espaço.

 

Vídeos na vertical

Comece, imediatamente, a filmar na vertical, é assim que as pessoas assistem a conteúdos no celular. É quase certo que seu especialista em filmagem vá reclamar e trazer argumentos super verdadeiros contra essa ideia. Seja firme e se apoie em números: 98% dos vídeos assistidos em dispositivos móveis são vistos na vertical. Uma pesquisa do Facebook revelou que vídeos verticais são mais visualizados e ganham em disparada nos testes de recall, deixando os horizontais no limbo.

 

Reproduza a experiência de sua audiência

Como sua audiência vai ter acesso ao conteúdo que você está postando? Via smartphone? Tablet? Computador? Aquele vídeo ficará no mute? Será ouvido com fones? Direto do sistema de som do device? Pouco importa, teste. Tente reproduzir a experiência de seu público em detalhes a fim de ter certeza de que ele não vai abandonar antes da hora, aquilo que mobilizou tanto tempo e esforço para ser criado. 1,7 segundos, esse é o tempo médio que as pessoas dedicam a conteúdos online, portanto, é preciso garantir que a atenção seja conquistada dentro desse limite de tempo.

 

Seja ágil

Acompanhe o tempo das mudanças que ocorrem ao seu redor, porque esse é o ritmo seguido pelas transformações no comportamento do consumidor, bem como nas melhores práticas dos negócios. Mire no exemplo do Instagram Stories, que, em poucos meses, mudou radicalmente a maneira como vídeos são assistidos em dispositivos móveis. Antes dele, a regra de orientação não era tão fundamental, e o som costumava estar off. Hoje, 60% dos vídeos são assistidos na vertical e com som ativo. É importante pensar em construir times e processos que possam se adaptar a quaisquer mudanças que estejam a caminho. (e, pelo o que estamos vendo no SXSW, elas não são poucas).

 

*Renata Lea e Rodrigo Terra  são da EraTransmídia e fazem parte da equipe de correspondentes do Digitalks no SXSW 2018. 

 

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