terça-feira, 16 de outubro de 2018
Apresentado por Bia Granja na abertura do YOUPIX CON 2018, os aprendizados da Study Tour – viagem de estudos e transformação para os profissionais que querem se capacitar para a economia digital – revelou algumas tendências de conteúdo digital que influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor.
Esses dados demonstram que o marketing de influência está cada vez mais consolidado como uma boa estratégia de comunicação, principalmente quando marcas se associam à criadores de conteúdo.
Atualmente, o engajamento real não ocorre somente pelo alcance de seguidores e likes, mas também pela geração de conversa e diálogos nas redes dos criadores de conteúdo, dessa forma a visibilidade de um tema aumenta e ganha mais espaço nas redes. O público jovem, de 18-34 anos, conhecido como Millennials e Geração Z, possuem grande potencial de consumo e buscam nas referências virtuais mais informações para fecharem suas compras.
64% desses jovens já pesquisou uma marca ou produto por meio de influenciadores e 48% deles já fechou uma compra baseado nas dicas e impressões passadas pelo creator pesquisado. Apenas 10% do público afirma nunca ter sido influenciado por pessoas digitais. Os dados, captados durante a Vidcon, maior feira de videoconferência do mundo, demonstram que cada vez mais pessoas procuram referências na internet que estejam, não na voz da marca, mas de alguém real que aprovou primeiro o produto.
Conheça as principais tendências que já influenciam e vão influenciar cada vez mais na decisão de compra dos Millennials e Genz:
Cada vez mais os seguidores querem conteúdo “em movimento”, mas que gere interatividade com o público. Os live stremings são cada vez mais fortes por isso: imediatismo de resposta. Enquanto a live ocorre, o seguidor é capaz de interagir com ela e até mudar a forma que acontece, por meio de suas opiniões ou interatividade gerada pelo influenciador.
Em qualquer rede social, o conteúdo com mais interação (marcas X influenciadores X seguidores) gera maior carinho do consumidor e, consequentemente, maior consumo. Novas gerações consomem marcas que não os tratam como números. Por isso, o diálogo deve estar sempre em voga: responder comentários, curtir postagens, criar proximidade com o público se torna um grande fator na decisão de compra.
Além de terem um alto engajamento com marcas que não os trata como números, seguidores também consomem mais de marcas que possuem mensagens de empoderamento, diversidade e inclusão. Porque a história das pessoas importa.
Com começo, meio e fim, toda ação deve ser pensada para contar uma história verdadeira que gere identificação com o público. O conceito deve estar amarrado e ser real. Genz, principalmente, consomem de maneira politizada e pautada em realidade.
Então nada melhor do que produzir um conteúdo autêntico e homogêneo. Seguidores ainda acreditam em influenciadores, mas é preciso ter um conteúdo que seja autêntico. Quanto menos pulverizado melhor, afinal a conversa com o público alvo fica mais direcionada e ele se sente mais alcançado pela mensagem do influenciador.
O download do relatório completo pode ser realizado por meio deste link.
Comentários