quinta-feira, 01 de março de 2018
O estudo “Travel Flash Report“, divulgado recentemente pela Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), revelou a crescente influência das compras móveis no setor de viagens no último trimestre de 2017. De acordo com o relatório, no Brasil, 37% das reservas online de viagens foram feitas por meio de dispositivos móveis, sendo que os smartphones saíram na frente com 34%, enquanto tablets ficaram com 3% de participação. As compras feitas via desktop representam 63% do total.
Na América Latina, as empresas que possuem aplicativos mobile registraram 60% de suas reservas em dispositivos móveis, o que representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2016. Já as agências online têm agora quase metade (45%) de suas reservas feitas por meio de smartphones ou tablets.
Outro dado interessante, ainda na América Latina, as reservas móveis já são 36%, número maior que o registrado na América do Norte (22%) e na Europa (25%). Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, explicou o por quê:
“O aumento das vendas por smartphones e a maior penetração da Internet 4G na América Latina explicam a grande quantidade de reservas feitas via mobile na região. A tecnologia móvel está abrindo novas oportunidades e os latino-americanos estão cada vez mais familiarizados com canais de vendas digitais. Além disso, tem havido grandes desenvolvimentos em termos de inclusão digital e segurança, portanto, os usuários on-line se sentem muito mais seguros ao fazer pagamentos on-line. Outro ponto chave, é que a América Latina é a segunda região com a maior representação de millennials, a geração mais propensa a usar smartphones para acessar a Internet e fazer compras.”
Os viajantes que procuram ofertas de última hora e estadias noturnas estão impulsionando o aumento das reservas feitas por meio de aparelhos celulares. Com as plataformas móveis facilitando a aquisição de viagens de fim de semana por impulso, as buscas em smartphones e aplicativos aumentaram rapidamente e já representam 89% do tráfego de reserva de última hora.
Ainda de acordo com o estudo da Criteo, após o Natal, os viajantes já começaram a planejar suas próximas férias. Com isso, as vendas totais no primeiro trimestre de 2018 devem aumentar até 80% em relação a novembro.
“As empresas de viagem estão recebendo cada vez mais reservas através de aplicativos e smartphones”, informou Firmino. “A flexibilidade dessas plataformas permite que os usuários adiem a compra até o último momento. No entanto, com viajantes que aproveitam diferentes pontos de contato, é importante que as empresas assegurem que a comodidade e o conforto na experiência do usuário não acabem trazendo um aumento no preço. É essencial conectar todos esses pontos de contato em todos os dispositivos e dar ao comprador a oportunidade de reservar suas viagens de última hora do aparelho que ele escolher”.
O relatório Criteo Travel Insights do quarto trimestre de 2017 é baseado na análise de três bilhões de reservas ao longo do ano, de mais de 1.800 anunciantes de viagens. Os dados individuais de pesquisa e reserva de 59 países foram avaliados para fornecer uma imagem global dos hábitos de reserva de viagem. Para acessar o relatório completo, clique aqui.
Sugestões de leitura relacionadas ao tema:
Comentários