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BrandZ Top 100: tecnologia, conteúdo e criatividade impulsionam ranking das marcas mais valiosas do mundo

Valor total das marcas de BrandZ Top 100 cresceu 21%, um aumento de USD$750 bilhões no ranking que agora é de USD$4.4 trilhões

 

Devorar o conteúdo da Netflixcompartilhar as histórias no Facebook, baixar músicas pelo iTunes de Apple ou o serviço do Alibaba Ali Picture contribuíram para o crescimento do valor do Top 100 de marcas globais BrandZTM.  divulgado pela WPP e Kantar.

O incremento no uso de dados e tecnologias de Intelligence-lead marketing como Inteligência Artificial (IA) ou Realidade Aumentada (AR), combinadas com enfoques de marketing criativos permitiram que várias marcas construíssem um entendimento sólido de seus consumidores, oferecendo a eles conveniência, conteúdo personalizado e experiências de marca excepcionais.

Oito de cada 10 são marcas de tecnologia ou estão relacionadas à tecnologia. Esta categoria continua dominando o ranking com Google e Apple, que se mantêm em 1º e 2º lugares, com +23% USD$302,063 milhões e +28% USD$300,595 milhões. Amazon agora ocupa a posição número 3 com um crescimento de 49% e um valor de USD$207,534 millhões, superando a Microsoft (+40%, USD$200,987 milhões). A companhia de Tecnologia Tencent ficou com o 5ª lugar (+65%, USD$178,990 milhões) ganhando três posições desde a medição anterior, superando o Facebook (Número 6 do ranking, +25%, USD$162,106 milhões).

Este ano o aumento no valor de marca é excepcional, impulsionado pelo crescimento em diferentes categorias. Tanto os novos entrantes como os já estabelecidos demonstram que ser ousado e adaptar-se a uma visão de longo prazo sobre a construção da marca é lucrativo”, comentou David Roth da WPP. “ As empresas que investiram em intelligence-lead marketing e têm marcas sustentadas no poder de ideias criativas serão as ganhadoras neste mundo disruptivo, cheio de inovação e voltado à mudança”, completou.

Apesar da incerteza política e econômica em muitas regiões, este ano o ranking mostra seu maior incremento na história, quase USD$750 bilhões (+21%), colocando o ranking BrandZ Top 100 global no patamar dos USD$4.4 trilhões, 204% mais desde sua primeira publicação, há 12 anos, em 2006. Este é o primeiro ano que todas as categorias do BrandZ Top 100 global relatam crescimento.

Pela primeira vez também as marcas que não são norte-americanas crescem mais que as estadunidenses. Quatorze marcas chinesas aparecem no Top 100 do ranking. Em 2006, era apenas uma, a China Mobile. O valor total do Top 10 das marcas chinesas cresceu 47% anualmente, mais que o dobro do que as marcas norte-americanas (23%). Outras partes do mundo, como Índia e Indonésia, também mostram forte crescimento regional. O BrandZ Top 100 inclui sete marcas asiáticas (excluindo China), com crescimento de 14%, representando um montante de USD $146 bilhões. O banco regional BCA (No.99) é a primeira marca da Indonésia a entrar no ranking, e temos também a entrada da Maruti Suzuki no Top 10 da categoria de autos pela primeira vez.

De acordo com Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina, este estudo mostra que atrás de marcas valiosas existem cinco pilares base, são eles: propósito, inovação, comunicação, experiência de marca e love brand. “Aquelas que conseguem neste contexto disruptivo combinar estes cinco fatores com maestria não apenas sobrevivem, mas perpetuam o negócio e se tornam ainda mais valiosas. É sempre se reinventar, e não ficar vivendo da tradição passada”, explicou o especialista.

Outro ponto importante é a predominância das marcas de tecnologia no topo do ranking global. Este ano, 53% das marcas mais valiosas são deste segmento, fato que comprova a mudança no comportamento das pessoas quando comparado há mais de dez anos, quando marcas de bebidas e cigarros listavam dentre as mais valiosas.

“Marcas que estiverem mais envolvidas com as alterações de percepção dos consumidores e endereçarem a eles uma proposta de valor única terão mais chances de consolidação. Atualmente a tecnologia e serviços estão no nosso dia-a-dia, o que não acontecia anos atrás. Marcas disruptivas como Amazon, Apple, Samsung e Alibaba começam a ter uma nova relevância neste mundo novo”, analisou Tomiya.

Marcas pioneiras na China dominam pela primeira vez a categoria das marcas que mais crescem no ranking “Fast Risers”. A marca que mais cresceu foi JD.com (No.59), com aumento de 94% no valor, graças à atuação da empresa em uma nova categoria, a de finanças. Alibaba (No.9) é a segunda marca que mais cresceu com +92% devido a uma estratégia de expansão de seu alcance global e ao êxito de seus “Singles Day”. A terceira marca com maior crescimento foi aMoutai (No.34), com aumento de 89%.

 

Algumas tendências-chave para destacar do estudo BrandZ Top 100 deste ano:

  • Tecnologias de Intelligence-lead marketing: Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (AR) permitem às marcas prosperar e manter sua relevância junto aos seus consumidores.
  • JD.com e HP reaparecem este ano na lista; a última vez que estiveram foi no BrandZ Top 100 Global de 2016.
  • O gigante de telecomunicações Spectrum (No. 27) lidera a lista de novas marcas no Ranking BrandZ Top 100 Global, chamados Newcomers. Também ingressam pela primeira vez Uber (No.81) e Instagram (No.91).
  • A marca que mais cresceu o ano passado, Adidas entrou pela primeira vez no ranking na posição 100. É também a primeira vez que uma marca da Indonésia entra no BrandZ Top 100 Global (banco BCA, na posição No.99).
  • As parcerias são uma estratégia importante para que as marcas aumentem sua eficiência. As marcas líderes continuam elevando as expectativas dos consumidores em relação à experiência em cada ponto de venda, tanto online  como offline, desde o momento do teste/experimentação à entrega. Por isso, é cada vez mais relevante ter parceiros duradouros que ajudem nesse processo.
  • A categoria de varejo mostra um forte crescimento. É a categoria que mais cresceu, com +35% de valorização nos últimos 12 meses.
  • As marcas de tecnologia seguem dominando. Na batalha das marcas, esta categoria representa mais da metade das marcas do ranking BrandZ Top 100 Global (56%)

 

As marcas que estão ganhando na era do marketing baseado em soluções de inteligência artificial – isto inclui negócios como Amazon e Tencent – são as que colocam o consumidor no centro de tudo o que fazem. Essas marcas usam tecnologia para entender as necessidades dos consumidores e aplicam esse aprendizado na criação de um ecossistema de serviços que cumpre várias necessidades, permitindo aos consumidores ter uma experiência similar em diferentes plataformas”, explicou Doreen Wang, Global Head de BrandZ para Kantar Millward Brown.

O relatório e ranking BrandZ Top 100 Global das marcas mais valiosas e vários Insights de marca sobre as regiões-chave do mundo e 14 categorias estão disponíveis online aqui.

O relatório Global, os rankings, gráficos, artigos estão no app de BrandZ. O app contém as mesmas características e funcionalidades que os relatórios regionais de BrandZ. O download gratuito pode ser feito por meio de qualquer dispositivo IOS ou Android por este link ou buscando BrandZ pelo iTunes ou no Google Play(Android).

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