Terça-feira, 18 de setembro de 2018
O objetivo central do marketing digital e do comércio eletrônico é manter ou reconquistar a confiança dos usuários em um ambiente tecnológico em rápido desenvolvimento. Esse foi um dos insights que a DMEXCO 2018 trouxe aos mais de 41.000 participantes do evento este ano.
“A era da digitalização é o renascimento do ser humano”, afirmou Pieter Haas, CEO do MediaMarktSaturn Retail Group, no Congresso.
Na DMEXCO 2018, especialistas digitais e tomadores de decisões de marketing discutiram, acima de tudo, os efeitos do progresso tecnológico sobre as pessoas e a relação entre marketing e usuários.
Em conversa aberta com o jornalista e publicitária alemã Tanit Koch, Philipp Schindler, Diretor de Negócios do Google, destacou que a empresa está ciente da sua responsabilidade pelos usuários e pela web: “No ano passado, removemos 3,2 bilhões de anúncios ruins da nossa rede!” disse Schindler. Ao mesmo tempo, ele anunciou que o Google está pensando em abordar os usuários com novas formas de comunicação: “Teremos muitos recursos assistidos, não apenas baseados em voz. Eles serão mais naturais e voltados para a ação”.
O comércio eletrônico também se depara com a tarefa de melhorar ainda mais a experiência do usuário com a ajuda da tecnologia. “A jornada do cliente não é mais linear. As marcas precisam se perguntar como as pessoas compram hoje. Esse é o maior desafio do marketing de comércio eletrônico”, comentou Philip Missler, Diretor Administrativo da Amazon Advertising para a Alemanha, sobre o comportamento e as demandas dos usuários.
As discussões na DMEXCO 2018 não deixaram dúvidas de que a Inteligência Artificial (IA) será uma das mega tendências nos próximos anos e décadas. “Não há dúvida de que vivemos em um mundo com tecnologia de inteligência artificial“, enfatizou Suresh Vittal, Vice-Presidente de Estratégia da Adobe, no DMEXCO Conference Stage.
Sheila Colclasure, Diretora Global de Ética de Dados da Acxiom, acrescentou: “Precisamos decidir como operacionalizaremos a IA para que possamos detectar e prevenir preconceitos“.
Dorothee Bär, Ministra de Estado para Assuntos Digitais, conversou com a especialista em IA, Chris Boos, da Arago, sobre a mudança digital na Alemanha e o fato da Inteligência Artificial ser frequentemente discutida em termos abstratos demais. “Se mostrarmos às pessoas aplicações concretas, elas estarão muito mais dispostas a se envolver com o tópico”, disse a ministra. “Um estudo mostrou: os alemães não gostam de mudanças em si, mas – em comparação com outros países – são mais capazes de lidar com isso“, finalizou.
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