Quarta-feira, 08 de agosto de 2018
O marketing digital está em constante evolução e conta com o apoio das tecnologias para tornar as estratégias desenvolvidas pelos profissionais da área cada vez mais efetivas.
Uma tecnologia que pode trazer benefícios bem interessantes para o marketing digital é a Blockchain que oferece a garantia de transparência e descentralização dos dados por meio do ambiente online.
De acordo com a IBM, essa tecnologia se baseia em quatro fundamentos básicos:
Mas como a Blockchain pode auxiliar efetivamente nos processos do marketing digital?
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, o Digitalks entrevistou Emília Campos, advogada e sócia da Malgueiro Campos Advocacia.
[Emília Campos] Um dos aspectos mais relevantes da tecnologia Blockchain é trazer a “desintermediação” das relações e esse é um dos benefícios da aplicação de Blockchain nesse segmento. A área de marketing digital, atualmente, utiliza um intermediário entre os anunciantes e os usuários. O Google ou Facebook, por exemplo, funcionam hoje como entes de confiança na divulgação de um banner patrocinado, ao invés de mostrar um anúncio encontrado organicamente. A utilização do Blockchain nessa área fará com que os donos de site não precisem do Google ou Facebook para encontrar anunciantes, enquanto estes saberão que estão pagando por cliques reais.
[Emília Campos] Confiança do consumidor, ou leitor, efetivamente é uma questão delicada nesse mercado. Blockchain pode ajudar as empresas a angariar confiança por meio da transparência, pois aumenta o nível de verificação e documentação de informações e operações. Além disso, Blockchain pode dar aos consumidores maior controle sobre suas próprias informações, equilibrando a publicidade com as preocupações de identidade do consumidor. Blockchain pode permitir que os consumidores possam cobrar por suas informações de contato e atenção. Amanda Gutterman, CMO da ConsenSys, traz um bom exemplo: quando uma marca convida um consumidor para assinar sua newsletter de vendas, o consumidor pode responder com o seu preço para isso.
[Emília Campos] Precisam estudar se, efetivamente, a tecnologia fará sentido para seu modelo de negócio, independentemente da “hype” sobre o assunto. Deve analisar aplicabilidade e custo, principalmente, além do próprio tempo de maturação da tecnologia.
[Emília Campos] Estudando! Esse certamente é o único e melhor caminho para entender a tecnologia e, após isso, investigar sua aplicabilidade ao seu segmento.
Quer saber mais sobre como a Blockchain vai impactar os negócios do marketing digital? O Expo Digitalks 2018 terá uma trilha de conteúdo, organizada pela empresa especialista no assunto, a Blockmaster, que abordará as transformações que a Blockchain vai trazer para o Marketing. As palestras e painéis com especialistas do mercado acontecerão no Palco Transformação Digital, no dia 5 de setembro, a partir das 10:00 da manhã.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
EXPO DIGITALKS » Quer participar da edição 2020?
Aproveite os lotes promocionais e garanta sua vaga! Muito conteúdo e networking no principal evento de negócios digitais do país!
Garanta sua vaga ;)
Comentários