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Native Ads: como fazer anúncios nativos mais eficazes

Especialistas da Oath explicam como otimizar o formato dos Native Ads para captar a atenção do usuário

 

Por *Bianca Borges

 

Atualmente, muitas empresas estão utilizando os chamados Native Ads para fazer mídia. Existem vários tipos de anúncios nativos é o desafio dos profissionais de marketing é utilizar o melhor formato em cada veículo, lembrando que se essas publicidades precisam estar adequadas ao perfil do público-alvo da marca ou organização.

Como fazer anúncios nativos mais eficazes, foi um dos temas da Conferência de Mídia e Performance que aconteceu ontem, dia 17 de outubro, no Hotel Pullman, em São Paulo. Para falar sobre o assunto, foram convidados Felipe Tinoco Soares, Product Specialist e Guilherme Santin, Partner Manager, ambos da Oath.

 

Especialistas da Oath explicaram que os anúncios nativos precisam estar conectados com o contexto e a experiência do usuário

 

Os especialistas deram dicas de como otimizar os native ads e falaram sobre algumas formas de captar a atenção do leitor, ao invés de afastá-lo com o selo de “propaganda”. Soares começou a apresentação, explicando que, ao contrário do que muitos ainda pensam, “Native Advertising não é apenas recommneds. Recomendação é apenas um dos formatos”. O especialista também citou alguns outros formatos como Link Patrocinado, Social e o In-feed que é aquela publicidade que fica no meio do conteúdo quando o usuário está lendo uma notícia.

 

Native: conteúdo, contexto e experiência

O Product Specialist da Oath explicou que anúncios nativos, para terem sucesso, precisam estar conectados com o conteúdo da página, contexto e experiência do consumidor, ou seja, não é apenas o formato do anúncio que vai proporcionar uma experiência boa para o usuário.

“O formato ajuda sim a engajar mas não é só isso. Uma coisa que temos que lembrar é que não é só sobre inventário. Inventário tem overlap e pessoas têm comportamento. Agente tem que pensar sim no comportamento do nosso usuário”, afirmou Soares.

 

A preocupação com a experiência dos usuários deve ser uma prioridade, tanto que Santin citou como referência o movimento Coalition for Better Ads, que consiste em um grupo internacional formado por associações do comércio e empresas que atuam com a mídia online, e que tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes com a publicidade digital, a partir da criação de novos padrões de anúncios globais.

É fato que os native ads precisam se reformular para chamar mais a atenção do público-alvo. O Partner Manager da Oath deu uma dica para engajar mais os usuários:

“Quando a gente fala em criar um anúncio mais atrativo para o usuário, é preciso antes se perguntar: eu clicaria nesse anúncio? Se a gente responder não, aí gente vai ter que repensar esse anuncio”.

 

Dicas para otimizar seus anúncios nativos

Durante a palestra, os especialistas forneceram algumas dicas práticas para aprimorar o formato dos anúncios nativos e fazer com que essa publicidade tenha mais aderência com a audiência que a sua empresa quer se comunicar. Confira:

  • Use criativos que pareçam reais e que passem emoções. Uma dica é utilizar criativo com pessoas. Segundo Soares, diversos estudos mostram que a gente procura pessoas na foto porque a gente se assemelha a elas;
  • Vídeos de 15 a 30 segundos têm melhor aderência com os usuários;
  • Não faça uso de textos longos;
  • Escreva títulos e descrições com palavras que agucem a curiosidade do seu público. Títulos que fazem perguntas são uma boa opção para chamar a atenção;
  • Informe sua audiência sobre os benefícios do produto ou serviço que você oferece ao invés de descrever as funcionalidades;
  • Um botão contento uma mensagem de call to action faz toda a diferença;
  • Não é sobre clicks e impressões. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, citada por Santin, não é porque o usuário clica no seu banner quando está em um site que ele vai lembrar da sua marca depois.

 

No final da apresentação, Soares deixou um lembrete à plateia:

“Normalmente o native ads vai estar no meio de conteúdo, então a gente não pode destoar o nosso anúncio do conteúdo da página”.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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