Quarta-feira, 30 de agosto de 2017
Com novas tecnologias permeando e moldando a relação entre marcas e consumidores, a tomada de decisão de compra tornou-se mais complexa, como nunca antes. Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, o(a) Chief Marketing Office (CMO) está assumindo a responsabilidade pela jornada de experiência do cliente de ponta a ponta desta cadeia, o que significa utilizar e aproveitar mais dados do que nunca, para que assim se tenha uma representação e uma visão completa do cliente e seu comportamento em todos os canais.
CMOs estão moldando um modelo de negócios centrado em estratégias digitais, com responsabilidades que vão muito além do marketing tradicional – tecnologia, análise, crescimento e, acima de tudo, impacto mensurável nas receitas. CMOs estão cada vez mais responsáveis por investimentos em tecnologia que rivalizem com o departamento de TI e isso é um tendência que veio para ficar. Um estudo da Deloitte mostrou que dois terços dos CMO usam análises de pesquisa para tomada de decisões estratégicas, mas reconhecem que não estão sequer perto de explorar todos o potencial destes dados.
A inteligência de busca é fundamental para os(as) CMOs. As ferramentas de busca online, mecanismos onde se pesquisa por respostas, conteúdos, serviços, empresas, marcas e milhares de outras informações das mais variadas origens, constroem o maior, mais diverso e sincero “focus group” do mundo, indicando emoção, intenção, recepção e interpretação de pessoas dos mais diferentes perfis ao redor do mundo. Não apenas fornece uma visão que pode ser extraída e transformada em inteligência para todo um mix de marketing e estratégias de negócios mais amplas, é um meio para identificar e criar novas relações entre marcas e seus públicos e explorar esse conhecimento da maneira mais inteligente. Expandir as possibilidades para além da página de busca, tornando-ser mais pessoal, preditivo e presente em todas as horas, possibilitando conexões inteligentes online; search é uma estratégia de engajamento que afeta toda a jornada de decisão do consumidor.
Os clientes de hoje não são previsíveis, entram e saem em diferentes etapas do processo de compra, e demandam de maneira cada vez mais acelerada, uma multiplicidade de plataformas com engajamento e experiências de consumo mais intuitivas e similares ao comportamento humano. Decisões para contemplar investimentos de marketing por todos os canais de comunicação com os clientes são essenciais. Os profissionais de marketing precisam de ações e decisões rápida se certeiras além de uma compreensão mais profunda do cliente como nunca se viu anteriormente.
Existem duas mudanças fundamentais para o papel do(a) CMO: responsabilidade por toda a jornada de experiência do cliente e a necessidade de explorar as possibilidades de dados, inestimável para necessidades mais amplas e complexas. CMOs precisam liderar em uma época de transformação e redefinição da experiência do cliente e a inteligência de busca está capacitando-os em sua jornada de maneira única e essencial.
*Axel Steinman é VP International Strategic Search Sales, Microsoft Search Advertising
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