Quarta-feira, 26 de julho de 2017
O digital já faz parte da rotina dos consumidores, tanto é que, até o ano passado, 1 bilhão de lares no mundo já tinham acesso à internet. Para as empresas que querem crescer nesse mercado em constante transformação,é preciso marcar presença no ambiente online. E para isso, além de começar a investir em campanhas e divulgação da marca ou organização na internet, é necessário desenvolver uma cultura empresarial voltada para o Digital. A gerente de e-commerce da Mondelēz International, Maria Clara Batalha, falou sobre a inserção das empresas no ambiente online e a criação de uma cultura digital durante sua palestra no Fórum E-commerce Brasil, hoje, dia 26.
A executiva começou sua apresentação afirmando que as empresas que sobrevivem e expandem seus negócios no ambiente digital, são aquelas que se adaptam às situações com mais facilidade. Maria citou o case da própria Mondelēz que,há dois anos, investia apenas 7% do seu orçamento em mídias digitais e hoje, esse investimento chega a 35%.
Para que essa mudança acontecesse foi preciso perder o medo de arriscar. “É difícil testar coisas e ser inovador porque você precisa testar, e pode dar certo como dar errado. Em um cenário que a gente tem uma necessidade de resultado é difícil arriscar”, explicou a gerente.
Ela também lembrou que no ambiente online, além de entregar conteúdos relevantes é preciso estar onde está o consumidor está. Sem dúvida, os dispositivos móveis, principalmente o celular, merecem a sua atenção. Esse é um dos motivos:
Por tanto, é essencial que a sua empresa ou marca pense em uma estratégia mobile. E para desenvolver uma estratégia eficaz a dica da gerente é prestar atenção nos seus próprios atos, afinal você também é o consumidor. “A gente tem muita dificuldade de ver o que está acontecendo à nossa volta, nós somos o consumidor. É preciso fazer um exercício de observação, de quais são os nossos hábitos”
Outro ponto importante destacado por Maria é que não existe o cliente só do e-commerce. A jornada do consumidor é comporta por várias etapas que vão do on ao offline. Diante disso, as organizações devem desenvolver estratégias que integram ambos os canais. Todas essas comunicações devem conservar a identidade da marca, porém, é necessário personalizar o conteúdo de acordo com cada canal.
No ambiente digital, ser criativo é essencial. Pedro Savastano, head de Mídia da Mondelēz, que também esteve presente no evento, contou um pouco sobre o Digital Accelerator, programa que tem o intuito de estimular a criatividade das equipes das marcas. Segundo o diretor, “esse é um espaço para as marcas fazerem testes sem medo dos resultados”.
Além dos parceiros existem os times de marcas que se reúnem para trocar ideias e pensar em inovações. Cada marca escolhe um parceiro e ambos têm um mês para desenvolver um projeto, que não tem obrigação de dar certo.
De acordo com Savastano, o Digital Accelerator acabou gerando muitas ideias boas que foram implantadas nas campanhas de divulgação das marcas. O diretor afirmou que o motivo desse sucesso foi a falta de cobrança. Segundo ele, os profissionais atualmente estão tão focados em apresentar resultados que limitam sua criatividade com o receio que suas ideias não funcionem.
Durante a palestra Maria também reforçou a necessidade de colocar os projetos inovadores em prática. Ela contou o case da loja própria que a Mondelēz criou para a época da Páscoa. A empresa que normalmente vende seus produtos por meio de terceiros, resolveu ela própria disponibilizar os ovos de chocolate para os clientes. Foi desenvolvido um site só para a execução dessa ação.
“Nós não tínhamos certeza se íamos vender a quantidade que estimamos, por isso, esse projeto precisou de confiança para ser aplicado, sem ter a certeza se ia dar certo. Tivemos que ter muito dinamismo para ir mudando a nossa estratégia com a nossa loja no ar, fomos aprendendo conforme fomos fazendo”, contou Maria.
De acordo com a gerente, a ação teve resultado positivo e será repetida o ano que vem. Maria ainda afirmou que ter a própria loja online trouxe muitas informações sobre os consumidores da Mondelēz, e que esses dados estão sendo usados inclusive para melhorarem os pontos de venda dos varejistas que revendem os produtos da empresa, tanto no online como no offline.
Não adianta querer inovar apenas por inovar. Você precisa ter um objetivo e estipular metas. Esse foi outro ponto reforçado pela executiva durante a palestra. De acordo com Maria, a Mondelēz, por exemplo, tem a meta de vender 1 bilhão no e-commerce em todo mundo até 2020 e eles estão se esforçando para alcançar esse número.
Mas para não se perder na sua meta principal é preciso dividir essa estratégia em pequenos objetivos e ir acompanhando cada um deles. Desta forma, de acordo com a gerente, ficará mais fácil de monitorar o resultado das suas ações e alcançar o sucesso.
“O caminho não é fácil, tem várias barreiras e áreas diferentes, mas precisamos ter coragem pra tentar inovar pois, ai sim vamos construir uma estratégia sólida e valores super sólidos e assim crescer”, concluiu a executiva.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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