Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
As redes sociais já são fazem parte da estratégia de marketing da maioria das empresas no Brasil e podem trazer muitos benefícios, se utilizadas de maneira assertiva. Com o intuito de analisar as principais tendências e práticas adotadas pelas organizações em relação às mídias sociais e oferecer informações atualizadas da área aos profissionais inseridos nela, a Rock Content entrevistou 1030 empresas, sendo a maioria agências de marketing e publicidade, e reuniu os dados em um relatório, o “Social Media Trends 2017”.
De acordo com a pesquisa, os quatro principais benefícios que as redes sociais oferecem são: oportunidade de divulgar a marca, engajar a audiência, aumentar tráfego no blog/site e ampliar as vendas e o número de clientes.
A plataforma mais utilizada pelas empresas brasileiras ainda é o Facebook com 97,6% da preferência. O Instagram é a segunda colocada com 63,3% e em terceiro lugar está o LinkedIn com 46,2% da preferência.
O estudo também revela que até mesmo as redes sociais que ainda não são tão utilizadas pelas organizações podem ser eficientes. Esse é o caso do Snapchat que, apesar de ser utilizado só por 8.7 das empresas, possui uma eficácia equivalente ao LinkedIn. Em uma escala de 0 a 10 tanto o Snapchat quanto o LinkedIn ficam com a nota 5 no quesito eficiência.
É imprescindível desenvolver uma boa estratégia de marketing para impulsionar o crescimento dos negócios e, com as mídias sociais não é diferente. Segundo a Social Media Trends 2017, as empresas que definiram um calendário de postagens nas redes sociais e o seguem com algum rigor, possuem uma média de visitas de 2,8 vezes maior em relação àquelas que não estabeleceram dias e horários fixos para os posts. Além do aumento no número de visitas, a frequência de postagens colabora para que as empresas identifiquem quais conteúdos atraem mais audiência e o que precisa ser melhorado.
Os textos de cada post são extremamente relevantes, por isso, adotar uma estratégia de marketing de conteúdo, é uma tática que deve ser implantada. O relatório constatou que 58,6% das empresas que investiram na produção de conteúdo relevante ao público-alvo tiveram resultados positivos com essa ação.
O marketing de conteúdo tem um impacto direto no tráfego orgânico e, por isso, as empresas que adotam essa estratégia apresentaram uma média de 18.512 visitas mensais em seus blogs, enquanto aquelas que não adotam alcançam uma média de 2.395 visitas.
Entre os conteúdos mais divulgados nas plataformas sociais estão imagens e gifs (72,4%), posts em blog (53,5%), vídeos (44,9%), ebooks (19%), infográficos (16,5%), live vídeos (7,6%) e podcasts (4,1%).
O estudo também apurou que 63% das organizações investem em mídias pagas. As redes sociais que recebem mais demanda de investimento em publicidade paga são o Facebook (98,5%) e o Instagram (36,5%).
O intuito das empresas ao investir em mídia é aumentar a visibilidade da marca (75,6%), vender produtos e serviços (67,1%) e ajudar na divulgação de blog posts e e-books (25,6%).
Mas não adianta investir em conteúdo e em mídia se os resultados dessas estratégias não forem avaliados. Existem ferramentas que auxiliam na otimização do trabalho de gerenciamento de dados nas redes sociais, porém, um dado preocupante que o relatório revelou é que 51,1 das empresas que responderam à pesquisa não utilizam essas ferramentas.
As mídias sociais estão sofrendo alterações constantemente. A cada atualização, uma nova funcionalidade é adicionada e é essencial que as empresas estejam atentas a todas essas novidades.
Para conquistar bons resultados é preciso investir na qualificação dos funcionários, estabelecer um planejamento quanto às redes sociais e analisar os dados obtidos com o intuito de aprimorar sua estratégia.
* Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou na Investe São Paulo com assessoria de imprensa e, hoje, atua na equipe de Conteúdo do Digitalks.
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