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Redes sociais: como elas auxiliam na construção das marcas

Marcos Sgarbi, da 3M, afirma que, primeiro é preciso definir com clareza os objetivos que sua empresa quer atingir para depois elaborar estratégias utilizando as redes sociais

 

O pesquisador Mike Dover afirma, no livro Wikibrands, que “os dias de a empresa decidir o que a marca é e como ela vai divulgar sua imagem e suas mensagens já acabaram. Hoje, quem define uma marca é seu consumidor“.
 
De acordo com as informações do portal Administradores, essa situação pode parecer um pouco apocalíptica e desesperadora para os gestores de marketing. Entretanto, tal afirmação traduz – com um certo tom de exagero, é verdade – o cenário atual. As empresas podem até não ter perdido totalmente o controle sobre como são vistas. Mas, definitivamente, a popularização das redes sociais transformou esse processo, no mínimo, numa via de mão dupla.

Isso torna espaços como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin ambientes ao mesmo tempo cheios de oportunidades e de desafios. Como, então, encontrar o equilíbrio para uma presença bem sucedida no terreno digital? Para Marcos Sgarbi, especialista de marketing digital da 3M, o primeiro passo é se preparar muito bem antes de querer usar uma rede social como estratégia de construção de marca.

“Além da necessidade em se criar conteúdos interessantes e relevantes para sua audiência, é fundamental ter uma ótima estratégia e capacidade para gerenciar a comunidade. Ao entrar numa rede social, não só o conteúdo importa, mas a forma como você presta o atendimento a esses usuários.”, afirma Marcos.

 

A estratégia de sucesso

Quais os principais pontos para uma estratégia bem sucedida em mídias sociais? O especialista afirma que, primeiro, é preciso definir com clareza os objetivos. “O que você quer atingir. Se não souber claramente o que busca, nunca vai conseguir medir sucesso de suas ações. Saiba o que quer, aonde quer chegar. O que você espera do seu público, que mensagem quer construir”, explica.

“Outra coisa é conhecer bem seu público. Sabendo bem quem é ele, você vai conseguir identificar seu perfil e o canal que ele está presente e interage. Outro ponto é mensurar os resultados ação por ação. Hoje, há uma métrica específica para cada post que é feito nos canais oficiais da 3M. Não pasteurizamos as métricas em somente likes, shares e comentários. Por exemplo, se meu objetivo é fazer com que um usuário entenda sobre uma tecnologia da 3M e essa só aparece no segundo 12 de um vídeo, preciso monitorar quantas pessoas chegaram a ver pelo menos a este ponto. Se não passou por isso, não cumpriu o objetivo da peça”, explica Sgarbi.

 

Planejamento e processos ágeis

Em grandes empresas, os processos às vezes são mais demorados, porque demandam etapas de aprovação, análises etc. Nas mídias sociais, no entanto, muitas vezes é preciso tomar decisões em um período de tempo muito curto. Como equacionar esse “problema”? Para Marcos Sgarbi, o caminho é alinhar um planejamento eficiente com uma estrutura de processos que funcionem de maneira ágil.

“Hoje a gente tem diversas formas de monitorar o que é dito sobre a 3M nas redes sociais e ter um processo alinhado com todos os stakeholders é a garantia de sucesso nas redes sociais. Então tudo que sai é identificado, monitorado e enviado para uma equipe que deve responder em até 1h. Ter um time alinhado e engajado no projeto é melhor o caminho”, comenta o especialista.

 

Números e segmentações

Com as pessoas conectadas, ficou muito mais fácil compreendê-las, saber o que querem, como agem, como reagem. Para as marcas, isso é muito estratégico.

“A grande vantagem hoje são as métricas. Saber qual foi a reação das pessoas ao seu conteúdo, quantas pessoas clicaram, viram o vídeo, se comentaram, qual foi o comentário, se foi positivo ou negativo”, ressalta Sgarbi.

 

Ele ainda acrescenta que, com a maior disponibilidade de dados sobre o público, a comunicação pode ser melhor direcionada.

“As microssegmentações são cada vez mais importantes. A comunicação é dirigida. Mandar comunicação para o público certo. Isso é a principal força que as redes sociais têm para construir marca”, complementa.

E você, como tem utilizado a internet e as redes sociais para cuidar da sua marca?

 

*As informações são do portal Administradores

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