Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Nesta terça-feira, 21 de fevereiro, estivemos no Congresso de Vendas do E-commerce Brasil acompanhando o que está rolando de mais interessante na área, neste início de 2017.
Um dos conteúdos que mais chamou nossa atenção foi o keynote que abriu o evento “E-Commerce Innovation and digital marketing strategy experiences from Taiwan Market”. De forma prática e apresentando três casos de estudo, Ching-Hung Li, gerente de E-Commerce e Marketing Digital da E-Commerce Taiwan, explicou como o Facebook tem ganhado força dentro do Social Media Marketing, abordando o chamado FBO (Facebook Optimization) que vem em contraponto ao SEO (Search Engine Optimization), revelando a importância de se segmentar e praticar SEO dentro do Facebook em suas estratégias de marketing.
Li também comentou que a solução para os atuais desafios dos marqueteiros e gestores de marca é “criar um ecossistema próprio para o consumidor”. Dentro disso, o executivo ensinou quatro passos para alavancar as vendas da marca, trazendo diversos insights que podem ser adaptados a diferentes negócios online.
Confira abaixo como fazer isso!
“Você provavelmente tem quatro telas ou mais: um smartphone, dois notebook – talvez um usado na sua empresa e outro seu pessoal –, TV e um tablet” – Ching-Hung Li, E-Commerce Brasil.
O executivo entende que os desafios de aumentar as telas e evoluir junto da tecnologia são:
“A solução é muito fácil, porque você tem que fazer várias coisas para que ela se mostre. A solução é construir um ecossistema próprio para o seu consumidor.” – Ching-Hung Li, E-Commerce Taiwan
PASSO 1 – Defina seu cliente
PASSO 2 – Front End Marketing: para mostrar que seu produto é bom
PASSO 3 – Back End: para reter
PASSO 4 – Multi Business Model: para engajamento
“A ideia do ecossistema de consumidor é tentar manter os consumidores na sua cesta o máximo possível.” – Ching-Hung Li, E-Commerce Taiwan
Você atinge os clientes em qualquer lugar, a qualquer momento. Aí, ele recebe suas mensagens e, se tiver mais produtos, pode fazer marketing off-line. Mas é importante pensar na alocação de budget quando for fazer isso.
Mas o que é importante para se decidir sobre alocação de budget? Cada um dos casos de estudo abaixo podem te ajudar a pensar como alocar seu orçamento.
Happy Shopping
Mudar o orçamento de marketing com direção de demanda usando Paid Search, SERPO e SEO.
Resultado: 670% de ROI.
Usar o budget de marketing para reputação da marca (branding de reputação), com free shiping e outros recursos.
Resultado: crescimento de 300% com uso de apenas 30% do budget.
Marketing off-line era caro para a marca, com anúncios na mídia e outras práticas de marketing. Assim, para “salvar orçamento” e direcionar consumidores para comprar, optaram por direcionar o budget para um funil de mídia.
Resultados: crescimento de 900% a partir de anúncios online para compras offline; 400% de crescimento no ROI do site e economizando 50% do orçamento de marketing.
Hacking Point: segmentar e taguear o comportamento do usuário.
Online credit point marketing automation
Segmentação de consumidor no nível ABC + táticas de comunicação para consumidores fora desse nível.
Uniqlo
Continue trackeando o status de compra dos clientes. Ex.: compra de roupa de bebê.
“Construa diferentes modelos de negócio, levando em conta as demandas do seu cliente.” – Ching-Hung Li, E-Commerce Taiwan
Estratégia: uso de diferentes meios de pagamento.
Resultado: só isso, trouxe mais de 10 mil trading orders por mês desde o lançamento de mais de duas formas de pagamento.
Estratégia: serviços online em 360 graus, vendendo em modelos diferenciados de B2C e C2C. Isso ajudou a “desovar” o que clientes não queriam mais usar.
Resultado: taxa de retenção de 30 dias foi de 7% para 15%.
Estratégia: processo de entrega e retorno conveniente. Tinham uma loja de “pick up” em que os clientes podiam pegar no momento que queriam, sem esperar para pegar em casa.
Resultado: satisfação do cliente.
*Gabriela Manzini é jornalista, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista em Comunicação Corporativa. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e marketing de conteúdo. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual gerente de Conteúdo do Digitalks.
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