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Comportamento digital: internautas ignoram mensagens e conteúdos das marcas, segundo pesquisa

Pesquisa avaliou o comportamento digital de 70.000 usuários em 57 países

 

Segundo conteúdo publicado pelo PROPMARK, o uso de plataformas sociais está crescendo rapidamente, mas mais de um quarto dos usuários de internet em todo o mundo dizem que ignoram mensagens ou conteúdos de marcas. Esse dado foi revelado pelo último estudo Connected Life, da empresa de pesquisa Kantar TNS, que observou o comportamento digital de 70.000 usuários em 57 países.

Globalmente, 26% dos participantes indicaram que ‘saíram do seu caminho’ para evitar o conteúdo de marcas, número que subiu para 57% na Suécia e na Dinamarca. Essa porcentagem foi menos acentuada na Arábia Saudita (15%) e no Brasil (19%).

Um problema para as marcas é que muitos consumidores já se sentem bombardeados pela presença das marcas em plataformas sociais, com 34% dizendo que eles se sentem “constantemente perseguidos” pela publicidade online.

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O estudo constatou que influenciadores e celebridades podem ser a chave para movimentar as visitas às marcas. Duas em cada cinco pessoas (40%) de 16-24 anos disseram confiar mais no que os influenciadores dizem sobre as marcas do que em ‘fontes oficiais’, como jornais, os sites das marcas ou anúncios de TV.

A pesquisa também sugeriu que as marcas precisam pensar mais sobre criar conteúdos multiplataforma, não apenas direcionados ao Facebook. A rápida ascensão do Snapchat e do Instagram é um exemplo disso. Quase um quarto (23%) dos usuários da internet já estão no Snapchat, com um salto enorme de 12% em apenas dois anos. O Instagram também tem aumentado a sua popularidade, com o uso global crescendo de 24% em 2014 para 42%.

“Esse desenvolvimento tem sido alimentado pelo desejo das pessoas por conteúdos instantâneos, entretenimento de amigos, colegas e influenciadores, muitas vezes reforçados por filtros divertidos e de edição”, disse Michael Nicholas, diretor global da Kantar TNS.

 

Marcas como Disney, Starbucks e McDonald’s usam a localização, por exemplo, para criar filtros no Snapchat envolvendo os consumidores de uma forma não intrusa.

“Essa é a chave para superar as percepções negativas de muitas pessoas em relação às atividades online das marcas”, afirmou Nicholas.

 

*As informações são do portal PROPMARK

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