Quinta-feira, 21 de novembro de 2019
A história não é lá muito novidade no mundo das startups. Amigos se encontram para resolver de forma mais rápida, simples e eficiente a dor de um público específico. E a empreitada tem dado muito certo.
“Não tínhamos ideia que o curso seria um sucesso tão grande dentro da comunidade!”, afirma Bruno Coutinho, um dos três sócios da Cursos PM3, empresa de educação à distância que se especializou no segmento de Product Management, um dos cargos mais cobiçados hoje em dia pelas empresas de tecnologia.
Fundada em São Paulo, em março de 2018 por Bruno Coutinho; Marcell Almeida e Dan Mark Printes a empresa já conta com mais de 1.000 alunos matriculados no curso online. “Antes da PM3 quem queria aprender sobre o tema tinha que se desdobrar pelos quatro cantos da internet para buscar um conteúdo linear que ensinasse as melhores práticas no desenvolvimento de produtos digitais.” completou Bruno.
Todos os sócios possuem empregos formais em grandes empresas de tecnologia e executam a operação de forma totalmente remota e em meio período. “O Bruno está em Lisboa e eu e o Dan em São Paulo. Nos organizamos de forma assíncrona e fazemos reuniões semanais com as prioridades que queremos atacar. O negócio é ter foco e uma execução de alto nível.”, comentou Marcell Almeida, um dos fundadores e que também é responsável pelo Product Camp (maior evento no segmento de gerentes de produtos digitais na América Latina).
Além dos três sócios a empresa conta com uma responsável pela estratégia e execução do Marketing (residente em Dublin, na Irlanda) e também uma empresa terceirizada que fica por conta de responder às perguntas dos interessados no curso, além de outras questões administrativas, como emissão de nota fiscal e venda de pacotes de licenças para empresas.
“Usamos muitas ferramentas que nos ajudam a economizar tempo. Envio de nota fiscal, cadastro na plataforma para assistir às aulas, acesso ao curso, envio de certificado de conclusão e convite pro aluno entrar na comunidade exclusiva.”, diz Dan Printes, que está a frente da parte tecnológica da empresa. “Isso nos ajuda a sermos mais produtivos e focarmos no que realmente importa, que é gerar valor para a nossa comunidade e desenvolvermos novos conteúdos.”, completou.
Com dois sócios em São Paulo, um em Lisboa e uma funcionária em Dublin, a empresa não sofre com a necessidade de terem pessoas trabalhando no mesmo espaço físico, visto que com a ajuda das ferramentas de comunicação como Google Hangouts, Whatsapp e Slack, a comunicação entre os envolvidos no projeto acaba sendo chave para que as questões do dia a dia sejam resolvidas de forma simples e sem burocracias.
“A ideia é dobrarmos o número de alunos em 2020”, afirma Bruno Coutinho, o sócio responsável pela estratégia de Marketing da empresa. “Nosso crescimento não virá somente do curso atual, vamos dobrar de tamanho porque também já temos dois novos cursos para serem lançados em 2020 que vão deixar o mercado de tecnologia do Brasil ainda mais maduro”, complementou Marcell.
Com planejamento de dobrar no próximo ano, a Cursos PM3 enxerga como natural ter mais membros no time. “Acabamos de contratar mais uma profissional, para a vaga de Gerente de Comunidade”, comentou Marcell. “Não é porque somos online, que não queremos fomentar o contato presencial com quem estuda com a gente. Nossos alunos valorizam o networking.”
A empresa aproveita a tendência no mercado de profissionais interessados em trabalhar de forma remota, para contratar quem acredita neste modelo. “Hoje em dia com as ferramentas disponíveis, fica totalmente transparente para o empregado e empregador quais são as demandas e entregas. Queremos pessoas que sejam auto gerenciáveis e que se desenvolvam com liberdade para gerir suas entregas”, finaliza Dan Mark Printes.
Comentários