Segunda-feira, 27 de maio de 2019
Na última quarta-feira, 22 de maio, Blanca Treviño, presidente e CEO da Softtek, e Luis Álvarez Satorre, Digital Advisor na Altamar Innoventures, se reuniram para trocar experiências sobre a relevância de abraçar a diversidade dentro dos negócios, como lidar com a aceleração das mudanças do mercado, novas formas de liderança e de que maneira as tecnologias emergentes estão transformando equipes, cultura e trabalho. A conversa entre os executivos aconteceu no palco principal do Digital Enterprise Show (DES) 2019, em Madri, na Espanha. O DES é hoje o maior evento dedicado à Transformação Digital no mundo.
Abaixo você confere alguns dos insights mais interessantes do bate-papo.
No passado, o CIO era o personagem super tecnológico a quem o CEO recorria nas tomadas de decisões. Com as mudanças e a transformação digital, o CIO precisou começar a entender mais de negócios. “Ele precisa saber ajudar as empresas a realizarem a transformação dos negócios e não apenas da tecnologia. O CIO é fundamental para
orquestrar o processo de transformação, mas ele tem que estar envolvido com o modelo de negócios da empresa“, explicou Blanca.
A transformação digital é uma grande oportunidade para todas as empresas que quiserem e estiverem envolvidas no mundo digital. Este é o momento em que estamos criando novos modelos de negócios e inovando em diversas áreas que não existiam até então. Para tal, vamos precisar de lideres e executivos para construir esses novos
modelos. E times ágeis para ajudar na flexibilidade das mudanças de acordo com a rapidez do mercado. Segundo a CEO da Softtek, o fato de implantar processos ágeis na empresa já vai construir equipes ágeis como consequência.
Incubadoras, aceleradoras e todos esses novos termos e modelos não existiam a um tempo atrás e, hoje, mais e mais empresas nascem e tem investimento e apoio para criar suas próprias soluções, que vão ajudar as corporações, pessoas e o mercado a crescer. O modelo é diferente e isso traz a liberdade para a inovação quando o
ecossistema entre startups e corporações funciona.
Uma empresa que nasce como startup e fica global, vai para mais de 20 países em diferentes partes do mundo, precisa ter propósito para viver em tão diferentes culturas. Os líderes e CEOs precisam se reinventar para viver as diversidades, pois elas só fazem bem para a companhias.
Segundo Blanca e Satorre, empoderar as pessoas e dar espaço a elas é o segredo para atrair talentos para a empresa. “É necessário fazer os colaboradores entenderem o propósito da organização e seus próprios propósitos para terem a liberdade de trabalhar nesse mundo digital”, afirmaram em consonância.
Dentro da conclusão da conversa, ficou claro que o salário é importante, mas as expectativas dos novos talentos vão além: precisamos saber quais os seus estilos de vida, seus propósitos e suas ambições pessoais para criar ambientes confortáveis e dentro da realidade deles, ao mesmo tempo que isso se encaixa à empresa.
“Para ser um líder [atualmente] precisa de paixão. Muita paixão! Se você não está apaixonado pelo que está fazendo, não será um bom líder e não passará esse espírito para o time”, finalizou a executiva.
*Flávio Horta é empresário, publicitário e especialista em marketing digital, CEO / Founder do Digitalks – principal gerador de conhecimento e negócios na área digital – e Diretor de Eventos e Integração Nacional da ABRADi. Foi diretor de negócios na Media Factory, tem experiência no mercado de internet desde 1999, com passagens pelo BOL e UOL, além de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002.
*Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação há dez anos e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.
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