Segunda-feira, 10 de julho de 2017
Recentemente, o WordPress lançou uma nova versão, a 4.8, apelidada de “Evans”, com um foco maior em objetivos de implementação, ao contrário dos ciclos de datas.
Para começo de conversa, é preciso ressaltar que uma das grandes metas deste ano é implementar um novo editor na plataforma. A fundação foi arquitetada nesta versão e os protótipos do Gutenberg são animadores.
Novos widgets foram disponibilizados e trouxeram melhores possibilidades de interação, elementos de mídia e geolocalização.
A acessibilidade foi melhorada em alguns postos e novos hooks e APIs ficaram à disposição dos desenvolvedores para evoluírem seus projetos e a própria plataforma.
O WordPress 4.8 trouxe novos widgets para tornar a experiência de gestão de conteúdo ainda mais prática, dinâmica e rica.
São três novos widgets para imagem, vídeo e áudio. Um novo marco para a estrutura de widgets na plataforma, que agora faz uso e interage com a REST API. Uma base sólida para suportar novas adições de componentes no futuro e abrir as portas para integrações mais dinâmicas.
O widgets “Texto” ganhou a adição do TinyMCE e, assim, passou a ter um editor para formatação dos textos. As opções de formatações são limitadas: negrito, itálico, lista ordenada ou não ordenada e links.O widget “Novidades e eventos do WordPress” além das tradicionais “Novidades” agora exibe eventos da comunidade do WordPress próximos a localização do usuário logado no painel.
O vídeo abaixo demonstra de forma prática o uso dos widgets de Imagem, Áudio e Vídeo através do Personalizar (Customizer):
O vídeo a seguir demonstra o uso do widgets Texto:
O widget a seguir é utilizado no painel do WordPress e agora, além de exibir notícias sobre a plataforma, exibirá também os eventos próximos à sua localização.
O editor do WordPress, sem dúvidas é o coração da plataforma e o recurso que todos as pessoas envolvidas nos projetos baseados em WordPress utilizam.
Em 2017 estava prevista a chegada do novo editor da plataforma. A versão 4.8 trouxe melhorias e deu um passo importante para esse advento.
O suporte ao Internet Explorer 8, 9 e 10 foi descontinuado. Assim poderemos ir além com o uso de modernas e poderosas APIs da JavaScript.
As melhorias no “link boundaries” foram muito bem recebidas. Para compreender melhor o recurso, assista o vídeo abaixo:
O WordPress sempre se preocupou com acessibilidade. A cada nova versão, uma melhoria é considerada. Assim torna a experiência de uso mais fácil e respeitosa para com os usuários de leitores de tela e com necessidades especiais.
Desde a versão 4.3, os cabeçalhos das páginas do painel do WordPress tem sido revistos. O título principal de cada uma, por exemplo “Editar post” passou a utilizar a tag H1, ao contrário de H2.
Em seguida, a versão 4.4, passou a conter somente o texto referente ao título e não mais a marcação dos botões “Adicionar novo”.
Na versão 4.8 a atenção foi voltada para os plugins e temas que adicionam conteúdos extras ao cabeçalho principal da página, que faz uso da tag H1 e, assim, evita o prejuízo da hierarquia e semântica da informação.
O widget de Nuvem de tag exibe o total de posts atrelados a uma tag através do atributo “title”. Esse atributo não é muito acessível, além disso, dependendo das configurações dos leitores de tela dos usuários, a informação contida nele é totalmente ignorada.
O WordPress 4.8 removeu esse atributo e passou a considerar a informação através do atributo “aria-label”. Opcionalmente é possível exibir o total de posts atrelados a uma tag junto ao texto.
Comentários