Notícias

Velocidade média de conexão à internet no Brasil é de 3,6 Mbps

Estudo revela dados sobre o tráfego global na web durante o 3T15. Dentre os destaques, estão: média global de velocidade com crescimento de 14% em relação ao mesmo período no ano passado e ranking de velocidade de conexão, com Brasil na 93ª colocação

A Akamai, líder mundial em soluções de aceleração e segurança para a Internet, anuncia a nova versão do estudo trimestral State of the Internet, referente ao terceiro trimestre de 2015. Baseado nos dados colhidos na plataforma Akamai Intelligent, o relatório provê uma visão global de estatísticas da web, como: velocidades de conexão, adoção de banda larga, crescimento IPV4 e adoção IPv6.

O material analisa os 242 países/regiões conectados à plataforma Akamai no trimestre – o que representa mais de 808 milhões de endereços IPv4 únicos – e, para os rankings, considera os que tenham mais de 25 mil endereços.

Média Global e Picos de Velocidade de Conexão

No terceiro trimestre de 2015, a média global de velocidade de conexão manteve-se superior à considerada “banda larga” (4 Mbps), com 5,1 Mbps, e apresentou crescimento de 0,2% em relação aos três meses anteriores e 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mesmo apresentando uma queda de 19% em relação ao último período de um ano, a Coréia do Sul manteve-se em primeiro lugar no ranking – que conta com 145 países/regiões – com 20,5 Mbps. No comparativo trimestre a trimestre, 78 dos países/regiões qualificados para o ranking apresentaram aumento de velocidade média de conexão, variando de 0,3% no Ucrânia a 64% no Congo.

No que diz respeito aos picos de conexão, houve no período uma queda de 0,9% na média global, que foi de 32,2 Mbps. Dos 145 países qualificados para o ranking, 93 apresentaram crescimento, sendo que Cingapura manteve-se em primeiro lugar, com pico de 135,4 Mbps e aumento de 25%.

O estudo também segmenta a análise por regiões – Américas, Ásia-Pacífico e EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Com base nisso, identificou que na América Latina a velocidade média de conexão variou de 5,9 Mbps, no Uruguai, a 1,5 Mbps, na Venezuela. No ranking global, os países estão na 59ª e 138ª colocação, respectivamente. Já o Brasil apresentou velocidade média de 3,6 Mbps e, mesmo com o crescimento de 1% em relação ao trimestre anterior, caiu no ranking, saindo de 90ª para 93ª posição. Se comparado ao mesmo período no ano anterior, cresceu 24%.

Em relação à média de picos de conexão, o Brasil registrou 29 Mbps, aumento trimestral de 7,3% e de 41% em relação ao último ano. Assim, o país subiu da 80ª para 79ª posição no ranking global de picos de conexão. Na América Latina, os picos do trimestre variaram de 60,2 Mbps no Uruguai a 11,8 Mbps na Venezuela, regiões que ficaram nas posições 15ª e 135ª neste ranking, respectivamente.

Ainda, o relatório verificou que nas Américas nove países têm mais de 25 mil endereços de IP conectados à Akamai com velocidade superior a 10 Mbps (alta banda larga). Dentre eles estão: EUA (com taxa de adoção de 46%), Canadá (43%), Uruguai (7,7%), Chile (7,1%), México (6,4%), Argentina (3,1%), Peru (2,9%), Brasil (2,2%) e Colômbia (1,7%). Em relação às conexões de banda larga (entre 4 Mbps e 10 Mbps), destacam-se Canadá e EUA, com 87% e 80%, respectivamente. Dentre os outros países que se encaixam no perfil analisado, a adoção varia de 68%, no Uruguai, a 2,1% na Venezuela. O Brasil apresenta adoção de 32%, crescimento de 0,3% em relação ao último trimestre e crescimento de 30% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em relação às conexões acima de 15 Mbps, EUA e Canadá também se destacam, com 24% e 21% de taxa de adoção, respectivamente. Dentre os outros países que se encaixam no perfil analisado, a adoção varia de 1,7%, no México, a 0,5% na Argentina. O Brasil apresenta adoção de 0,6%, crescimento de 3,8% em relação ao último trimestre e crescimento de 29% no comparativo ano a ano.

 

Penetração Global de Internet

O estudo registrou aumento na contagem global de endereços de IP únicos, com crescimento de 0,6% quando comparado ao último trimestre e de 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Dos Top 10 países/regiões considerados no levantamento, apenas os EUA (-0,5%) apresentaram queda em relação ao trimestre anterior. O Brasil mantém a terceira posição em volume de IPs conectados à Akamai, com 47.182.078 endereços no período. Ainda, apresentou crescimento de 2,7% no trimestre e de 3,8% se comparado ao último período um ano.

Adoção IPv6

Quanto à adoção do IPv6, a Bélgica manteve sua liderança, com 35% de suas conexões à Akamai feitas por meio do protocolo. Os dois únicos países não europeus entre os Top 10 de adoção foram os EUA e Peru, sendo 18% e 17%, respectivamente.

 

Para acessar o estudo completo, clique aqui. Ou, baixe o aplicativo Akamai’s State of the Internet, disponível para IOS e Android. Para download das imagens do relatório, acesse:

http://wwwns.akamai.com/soti/soti_q315_figures.zip

Comentários

PUBLICIDADE