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Três dicas para empresas que buscam financiamento

Dez em cada dez pesquisas apontam a falta de capital e a burocracia entre os principais entraves para uma empresa crescer no Brasil. Atenta a essas dificuldades, a GigaMedia se especializou em prestar consultoria e desenvolver soluções para empresas de todos os portes que estão em busca de fundos de financiamento de longo prazo. A companhia também realiza treinamento presencial e à distância para analistas de bancos, executivos, empreendedores e consultores do setor.

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Segundo levantamento da consultoria, os recursos disponíveis no Brasil somam mais de R$ 200 bilhões por ano. A maior parte está concentrada no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mas há outras alternativas relevantes. Para atender aos exigentes critérios de concessão de crédito dos bancos, o consultor Arnóbio Albuquerque, fundador da GigaMedia, elaborou três importantes dicas:
1. Baseie-se em dados concretos
Para candidatar-se aos fundos, o projeto de negócios deve ser claro, objetivo e condizente com a realidade, embasado em informações de mercado e não em fontes acadêmicas. Seja transparente com relação ao panorama da sua empresa e use fontes confiáveis para ganhar credibilidade.
2. Teste as premissas do projeto
Segundo Albuquerque, projetar realidades econômico-financeiras no longo prazo não é tarefa fácil. A dica é adotar atitude conservadora quanto aos valores estimados. “Isso torna os resultados resilientes aos possíveis cenários que o banco vai construir para testar variações”, conta Albuquerque. A análise SWOT antecipa as dificuldades reais a serem enfrentadas pelo empreendedor, mas ela deve ser acompanhada de planos de mitigação de riscos.
3. Invista na apresentação
“Só vale a pena entregar a proposta se a empresa estiver plenamente convencida quanto à viabilidade do negócio”, conta Albuquerque. Porém, projetar realidades econômico-financeiras no longo prazo não é tarefa fácil. Segundo o consultor, a dica é adotar atitude conservadora quanto aos valores estimados. A análise SWOT antecipa as dificuldades reais a serem enfrentadas pelo empreendedor, mas ela deve ser acompanhada de planos de mitigação de riscos.
As dicas são fruto de mais de vinte anos de experiência de Arnóbio Albuquerque na área de captação de recursos, período em que atuou em bancos no Brasil e no exterior. O consultor de desenvolvimento é autor de softwares voltados ao segmento, como o SEAP (Sistema de Elaboração e Análise de Projetos), oferecido gratuitamente ao mercado pelo Banco do Nordeste do Brasil.

 

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