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SXSW 2019: Tech Trend Report revela as principais tendências tecnológicas para esse ano

Por *Bianca Borges

Inteligência Artificial e WI-fi Recognition são algumas das tendências que aparecem no relatório



Amy Webb, futurista americana e fundadora do Future Today Institute apresentou a pesquisa no SXSW 2019

O FTI Tech Trend 2019, relatório realizado pelo Future Today Institute, que já está em seu 12° ano de publicação, foi um dos destaques do SXSW 2019, um grande evento que reúne especialistas de áreas como marketing, tecnologia, música e cinema e que acontece no Texas, nos Estados Unidos.

A pesquisa, que foi apresentada por Amy Webb, futurista americana e fundadora do Future Today Institute, traz nada mais nada menos que 315 tendências tecnológicas e científicas, representando um aumento de 30% em relação ao tamanho do relatório do ano passado. Segundo a própria instituição, este aumento acentuado tem está relacionado com o avanço de muitas tecnologias, fato que está causando aceleração em muitos campos diferentes.

Aqui destacamos quatro tendências do relatório:

Inteligência Artificial



O estudo considera que a inteligência artificial é o desenvolvimento tecnológico mais importante das nossas vidas, visto que, ela se conecta a tudo: negócios, governo e vida cotidiana. Essa tecnologia não é a tendência em si, mas é algo na qual é possível identificar diferentes temas que devem ser observados. Entre eles está o crescimento da utilização da IA por pessoas que não são da área de tecnologia e consumidores comuns.

Graças às mudanças nas aplicações técnicas da inteligência artificial, tornando a tecnologia mais amigável para o consumidor, a tendência é que pessoas que não são especialistas em tecnologia sejam capazes de construir e implantar modelos preditivos. Além disso, em um futuro próximo, aplicações de IA serão usadas em rotinas de trabalho assim como utilizamos o Google Docs ou Microsoft Office atualmente.

O relatório também comenta o senso equivocado de otimismo e medo que muitos líderes empresariais desenvolveram. Alguns consideram a IA como vilã, uma tecnologia que roubará empregos, já outros a enxergam como a salvação de todos os problemas.

O fato aqui é que precisamos colocar um fim no abismo que existe na nossa compreensão de como a inteligência artificial está impactando a vida diária no presente e como o fará no futuro.

WI-Fi Recognition

A Wi-fi e as ondas de rádio podem ser usadas para rastrear nossos movimentos físicos e estados emocionais e, a partir da utilização dessa tecnologia junto com o machine learning, por exemplo, o equipamento pode melhorar a vida das pessoas que o cercam. O Future Today Institute dá um exemplo disso.

“Imagine um futuro em que seu roteador Wi-Fi coleta seus movimentos físicos, em seguida, a tecnologia calcula suas métricas de integridade e ajusta automaticamente os dispositivos e aparelhos em sua casa para ajudá-lo a viver uma vida melhor. Se você está roncando, seu travesseiro pode inflar ou esvaziar automaticamente.”

Segurança, privacidade e dados

Esses três itens estão interligados e farão cada vez mais parte do nosso dia a dia. Com a implantação de leis como a GDPR na Europa, e a LGDP aqui no Brasil, os cidadãos adquiriram uma capacidade maior para entender que tipo de dados as empresas de tecnologia estão coletando, como essas informações são usadas e quando são compartilhadas.

De acordo com a pesquisa, a maior parte das pessoas diz estar preocupada em proteger seus dados e sua privacidade. Nos EUA, por exemplo, 61% dos americanos dizem que gostariam de tomar mais precauções em relação à proteção das suas informações. Porém, apesar dessa vontade por manter sua privacidade, o aumento dos acessos e dos usuários nas mídias sociais, sites e gadgets pode representar um cenário controverso. Afinal, as pessoas querem ter sua privacidade, mas não querem parar de se expor em nas redes sociais.

O fato é que existe uma tensão entre segurança e privacidade que vai gerar novos desafios em um futuro próximo.

O desafio das empresas será desenvolver e atualizar continuamente suas políticas de segurança e tornar-se mais transparente para com os clientes. Atualmente, a maioria das organizações não dedica um orçamento suficiente para garantir sucesso nesse processo e isso poderá causar grandes prejuízos como: enfrentar grandes recalls e até ações judiciais.

Já para os consumidores, o obstáculo será não perder o controle dos seus dados. O estudo do Future Today Institute ressalta que com os aparelhos conectados à internet das coisas, o volume de dados tende a aumentar e os indivíduos não saberão mais que dados seus próprios dispositivos absorveram ou compartilharam na rede.

Os dispositivos conectados pela internet das coisas podem interagir entre si e também compartilhar informações e hábitos das pessoas que os utilizam com outros dispositivos e com as empresas que os projetaram. Nesse caso, cada vez mais, o consumidor será deixado de fora da conversa e será incapaz de ouvir e entender como seus dados estão trocando de mãos.
O estudo aponta que um debate sobre os direitos do consumidor vai aparecer nos próximos anos com perguntas como: os consumidores devem receber o direito de espionar o que os seus próprios dispositivos estão dizendo? E quem mais está escutando?

Drones

A pesquisa apresentada por Amy Webb no SXSW 2019 ainda considera que, no ano de 2018, os drones tornaram-se uma espécie de mainstream. Centenas de drones foram usados em todo o mundo para mídia, inspeções em infraestrutura, construção e entretenimento pessoal.

Em 2019, drones autônomos capazes de trabalhar de forma independente e juntos como parte de uma frota maior serão implantados. Estes aparelhos serão usados em desastres naturais, gestão inteligente de cidades, dentro de armazéns, em fazendas automatizadas e etc.

O uso comercial de drones, provavelmente, dependerá da padronização das regras que precisarão ser estabelecidas de maneira consciente. Além disso, a demanda por drones vai aumentar em torno do mundo e haverá uma onda de fusões e aquisições em um futuro próximo.

Essas são algumas das tendências que o relatório menciona. Para conferir o relatório completo acesse este link.

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

*Conteúdo escrito com colaboração de Fred Rocha, especialista em varejo.

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