Notícias

[SXSW 2018] Data é o novo petróleo, mas o petróleo é um ativo tóxico

Blockchain e Criptomoedas são assuntos de destaque no SWSW 2018

 

Por *Renato Sapiro

 

Essa frase pauta uma das grandes discussões no mundo e que obviamente não poderia estar fora do SXSW 2018, um evento de grande porte que reúne especialistas de áreas como tecnologia, música e cinema que acontece no Texas, EUA, entre os dias 9 e 18 de março.

FOTO: Renato Sapiro, PwC Brasil

 

Dois assuntos de destaque do SXSW 2018 são, sem dúvida o Blockchain e as Criptomoedas. Logo depois do boom da Bitcoin, muito ainda se desconfia do futuro do Blockchain. Podemos perceber claramente que ninguém ainda tem uma visão de como vai ser o futuro, porém há algumas pistas:

  • O blockchain e as criptomoedas têm um tremendo potencial de serem os viabilizadores da economia colaborativa e economias locais em que o dado não precisa ser necessariamente um ativo a ser guardado em sete chaves.
  • Quando olhamos o caso do Brasil, em que as pequenas e microempresas são geradoras de grande parte dos empregos, o mais importante é fomentar o movimento na cadeia de valor, cortar intermediários e assim aumentar rentabilidade e giro. Por que não?

Para o blockchain virar realidade existem dois pontos sensíveis que deverão ser parte da discussão: confiança e governança. Como ter regulamentação e regras em uma dinâmica livre?

Vamos observar, participar e construir os próximos passos.

 

*Renato Sapiro é diretor de Estratégias Digitais na PwC Brasil e está no SXSW 2018 vendo o que há de novo no mundo digital, marketing e negócios. Acompanhe a cobertura ao vivo do nosso correspondente ao longo dessa semana. 

 

Confira outros conteúdos do SXSW 2018: 

>> [SXSW 2018] A “humanização” da Inteligência Artificial está na diversidade

>> [SXSW 2018] O que vai acontecer em 2043?

>> [SXSW 2018] Elon Musk marca presença no evento e discute temas como inteligência artificial e negócios

Comentários

PUBLICIDADE