Terça-feira, 16 de junho de 2020
As pesquisas no Google se destacam como meio mais utilizado para obter informações sobre serviços, de acordo com pesquisa “State of Search Brasil 2020” da agência de marketing digital Hedgehog Digital, feita pelo Opinion Box. O buscador também é o 2º canal mais utilizado para descobrir e comparar preços e obter informações de produtos.
A pesquisa, realizada online entre 12 e 21 de maio com 3.299 pessoas de todo o país que fizeram buscas nos últimos 3 meses, revelou que o usuário realiza pesquisas com fins distintos em cada canal.
O canal favorito para descobrir e comparar preços são justamente os sites de comparação, como Buscapé e Shopping UOL, de acordo com 83% dos respondentes, e o mais usado para obter informações sobre produtos são os próprios sites das empresas (70%). O YouTube vem logo atrás, na terceira posição, sendo utilizado por 66% dos brasileiros.
Já o Reclame Aqui é o principal canal consultado para saber a opinião de terceiros. 75% alega usar o canal para esta finalidade. As redes sociais também são representativas neste quesito, com destaque para o Facebook, no qual 57% dos pesquisados busca essa informação.
“De forma geral, a State of Search Brasil nos mostra que é preciso trabalhar de forma holística a sua presença digital, pois os usuários apresentam intenções distintas para cada canal”, analisou Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Brasil.
Os usuários do Google também pesquisam informações sobre assuntos diversos (66%), localizações (56%), saber onde é possível comprar algo (53%), descobrir a opinião de outras pessoas (40%) e previsão do tempo (35%).
“Apesar de não ser o preferido para todas as finalidades de busca, o Google é um dos canais mais utilizados para os fins acima. Ou seja, o buscador demanda atenção para ajudar na obtenção de bons retornos para os negócios”, afirmou Bazon.
A State of Search Brasil revelou que, em média, os brasileiros realizam até 5 buscas por dia independente do device utilizado, e a principal finalidade é para buscar assuntos diversos e para os assuntos abaixo:
» Informações sobre produtos;
» Descobrir ou comparar preços;
» Informações sobre determinado serviço;
» Descobrir a localização de algum lugar;
» Saber onde é possível comprar determinado produto;
» Informações sobre o clima;
» Avaliações de outros usuários sobre produtos ou serviços.
Um ponto essencial: a pesquisa na Internet é parte integrante da jornada de compra, seja ela em um ambiente físico ou virtual. De acordo com os respondentes, constatou-se que as pesquisas no Google, ou outros buscadores, se destacam como o primeiro passo no processo de compra.
De um modo geral, os principais passos da jornada são os mesmos para os diversos tipos de compra. Apesar de tudo, as compras realizadas via desktop ainda ganham um certo destaque.
Isso denota uma oportunidade que os lojistas têm para trabalhar melhor a experiência mobile de seus usuários e também investir em omnichannel para compras realizadas em lojas físicas.
A pesquisa State of Search Brasil está disponível gratuitamente no site da Hedgehog Digital. Confira os dados completos AQUI!
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