Notícias

Série de encontros discute a complexidade de ser jornalista nos dias de hoje

Leandro Beguoci, Luiz Fernando Moncau, Paulo Saldaña, Pilar Lacerda, Jotabê Medeiros, Tatá Aeroplano, Livia Deodato e Julio Cruz Neto participam do evento.

 

Os Rumos da Notícia é o nome da série de encontros que o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza de 12 a 26 de fevereiro e que discute a complexidade do papel do jornalista na atualidade.

Leandro Beguoci, Luiz Fernando Moncau, Paulo Saldaña, Pilar Lacerda, Jotabê Medeiros, Tatá Aeroplano discutem a forma como uma notícia é gerada, divulgada e encontra seu público-alvo nos dias de hoje, em que o papel de mediador entre o fato e a sociedade, tradicionalmente desempenhado pelo jornalista, está em xeque, devido à descentralização das mídias tradicionais e à profusão das redes sociais, que fazem de todo cidadão um jornalista em potencial.

Voltado para alunos de comunicação e interessados em geral, os encontros abordam, ainda, as articulações das partes envolvidas na veiculação de uma informação – jornalista, fonte/protagonista da notícia e público/leitores/espectadores – abordando-se as seguintes áreas: mídias digitais/tecnologia, educação e cultura.

A mediação é de Livia Deodato e Julio Cruz Neto.

 

Confira a programação:

Dia 12 – Mídias Digitais e Tecnologia

Leandro Beguoci é colunista da revista VIP.  Participa da OrbitaLAB, uma laboratório de inovação em jornalismo e mídia. É mestre pela London School of Economics. É professor da Escola São Paulo e do Instituto Europeu de Design.

Luiz Fernando Marrey Moncaué gestor do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da FGV/RJ e líder público do projeto Creative Commons no Brasil. É mestre e doutorando em Direito Constitucional pela PUC/RJ.

Dia 19 – Educação

Paulo Saldaña, jornalista pela Casper Líbero, é repórter de educação do jornal O Estado de S. Paulo. Ministra formação sobre cobertura jornalística de educação no Curso Estado de Jornalismo. Coordena a Central FlipZona, redação formada por jovens estudantes que fazem a cobertura da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silvaé diretora da Fundação SM Brasil. Historiadora pela UFMG, especialista em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC/MG. desde 1976, é professora de história na rede de educação básica. Trabalhou na secretaria de Educação Básica do MEC.

Dia 26  – Cultura

Jotabê Medeiros, formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina em 1986, escreve para o portal UOL e para o site Farofafá/Carta Capital. Foi crítico de música e repórter em Somtrês, Folha de S.Paulo, Veja São Paulo e TV CNT/Gazeta. Foi correspondente de O Estado de S.Paulo em Nova York.

Tatá Aeroplano, músico, compositor e DJ. Em julho de 2015 lançou seu nono disco “Aladins Bakunins”. Integra o grupo Frame Circus e a banda Zeroum. Foi curador, junto com a Cinnamon, da Mostra Tribos Urbanos no Cinema que aconteceu em maio de 2009 nas sedes do CCBB em São Paulo e Brasília.

 

Mediação:

Livia Deodato: trabalhou no Caderno 2 (O Estado de S. Paulo), na revista Época, foi editora de cultura na revista Marie Claire, repórter do site da Veja São Paulo e do canal por assinatura Arte 1. Já escreveu e editou matérias para as revistas Exame, Isto É, TAM Nas Nuvens, Nova, Boa Forma, Women’s Health, Gloss e Você S/A.

Julio Cruz Neto: jornalista há 20 anos, cobriu ralis na África, automobilismo na Austrália, eleições e crises políticas e humanitárias em capitais sul-americanas. Trabalhou no Grupo Estado, na Agência Brasil e na Editora Trip. Escreveu “O Caranguejo do Saara”, e realizou os documentários: Terminal Santo Ângelo e Sapiens Demens.

Comentários

PUBLICIDADE