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Relate Live SP tratou de relacionamento e atendimento ao consumidor

O evento de ontem do Relate Live SP foi cheio de conteúdo interessante para marqueteiros, comunicadores, vendedores e executivos da alta gestão de empresa. Após passar por Nova Iorque e Londres, a versão nacional do Relate Live falou de relacionamento com o consumidor: como construir novas formas de se relacionar nos dias de hoje.

Assim, todos os assuntos envolvendo o tema principal permearam palestras e painéis, tal como atendimento, cultura da organização, marketing e propaganda, e tecnologia a favor da estratégia empresarial.

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Apresentado pelo ator Luigi Baricelli, o prefeito de São Francisco, Ed Lee, abriu a manhã falando dos desafios de fazer jus ao título de cidade inovadora. Ele comentou como o sucesso transpassa o lucro e mostra-se como uma necessidade de “se devolver algo à comunidade”. “Se eu mantiver os talentos na minha cidade, as companhas sempre estarão lá”, afirmou o político.

Em seguida, o CEO da empresa organizadora Zendesk, Mikkel Svane, falou especificamente de como os relacionamentos podem ser complicados, explicou a importância de as empresas se engajarem socialmente e trouxe cases de boas iniciativas no mercado brasileiro, como a abordagem do Nubank e um mercado com poucos players, e as atitudes sustentáveis da Havaianas, que também investem em pesquisa. “Os millenials querem atuar com empresas que tragam mais e é nossa obrigação dar isso. Empodere seus consumidores. Crie lealdade”, declarou durante a palestra.

O executivo também aproveitou a oportunidade para anunciar dois novos lançamentos da companhia: seu mais novo programa de satisfação do consumidor, o Customer Satisfaction Prediciont (CSP) – que mostra as interações dos consumidores online e indicações de que algo na jornada do consumidor está errada, permitindo identificar erros e corrigir o processo –, e o produto de voz Basic Voice – que permite melhorar o serviço de qualidade de call centers de forma mais próxima ao cliente. Conhecida por seus programas de impacto social, a Zendesk também anunciou a doação total de R$ 200 mil para três instituições brasileiras – Instituto da Oportunidade Social, Instituto Ayrton Senna e Projeto Amigos da Criança –, como parte de seus programas de apoio à comunidade brasileira.

>> Atendimento telefônico ainda é o canal mais poderoso

IMG_5222Uma das palestras mais aplaudidas foi a do publicitário Washington Olivetto, fundador das agências W Brasil e W Mcann. “Por favor, quando eu disser ‘três’, todos olhem para a esquerda, vamos lá? Um, dois, três… Ok, muito obrigado. É que antes de falar em público, dizem que precisamos conhecer o perfil da plateia”, brincou Washington no início do discurso.

Por meio de cases em que trabalhou e esteve envolvido, o profissional deu dicas de como atuar com clientes, engajá-los, encantá-los, reconquistá-los. “Os processos de sedução existem e servem para isso”.

Também falou sobre a importância de se construir uma equipe alinhada, motivada, talentosa e multidisciplinar, sempre em tom humorado e carregado de história. “Sempre me cerquei de gente de todas as áreas o tempo inteiro. […] Incentivo as equipes de que coautoria é fundamental e busco o que chamo de ‘altos índices de felicidade per capta’, porque uma empresa que não é feliz, imprime isso nos trabalhos. É importante criar condições para a equipe trabalhar bem, saber elogiar. Se tiver perfeito, saber elogiar e não disputar autoria. E, de vez em quando, fazer uma mágica para olharem e falarem ‘Poxa, eu trabalho com aquele cara’”.

IMG_5236Outro keynote bastante aguardado foi Jon Wolske, evangelista cultural da Zappos, que falou um pouco de como a mudança organizacional faz toda a diferença no atendimento ao cliente. “É tudo sobre relacionamentos. E a melhor forma de entender os clientes é ouvi-los. ‘Como posso te ajudar hoje?’ não é ‘Como posso te vender outro par de sapatos?’. É a experiência. Quando você os trata diferente, ele promove a sua marca.

Ele também deu dicas práticas de como começar a mudar a cultura da organização para os novos padrões de atendimento que os consumidores esperam.

Já a parte da tarde, contou com três salas temáticas com palestras e debates que giravam em torno dos temas “Construindo relações duradouras”, “Gerenciando  Experiência e Satisfação do Cliente” e “Universidade Zendesk”, que trazia dicas práticas para implementar nas marcas.

 

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