Notícias

ProtoHack Brasil traz técnicas de modelos de negócios, marketing e prototipagem para startups

No último sábado (29.10) aconteceu em São Paulo a primeira edição do ProtoHack Brasil, evento voltado a empreededores e startups

 

O dia foi cheio de atividades que contribuíram para que os participantes tirassem suas ideias do papel. Elaborado no formato de hackathon, o evento foi dividido em três pilares: modelo de negócio, marketing e prototipagem.

Alexandre Pellaes, sócio da 99 jobs e fundador da Ex­boss, abriu a sessão de palestras trazendo um assunto muito importante: o comprometimento com o negócio, sob o título “Desligue o foda­sse”, Alexandre inspirou e trouxe uma visão diferente para os participantes do mercado corporativo e um novo conceito sobre postura no dia a dia de um profissional.

_dsc0245
Alexandre Pellaes, sócio da 99 jobs e fundador da Ex­boss, traz visão inovadora sobre o mercado corporativo

 

Depois de uma palestra inspiradora, foi a hora de falar sobre softwares de prototipagem, Flavio Santana, designer e colunista no portal Design Culture, falou sobre softwares de prototipagem, a importância do design no seu projeto e como aplicá­-lo. Fundamental para o evento, afinal o ProtoHack não é focado em programação, mas o protótipo auxilia muito para equipe defender seu projeto aos jurados.

Seguindo a linha sobre prototipagem Eduardo Luz, CEO da empresa de tecnologia Iasoft, continuou o assunto com a palestra: Starting­up your prototype – Como ir da ideia ao protótipo – IASoft. O protótipo é um elemento fundamental para começar a visualizar um projeto, porém é importante saber como ele pode ser criado, o que é preciso levar em consideração para fazer um bom protótipo.

Completando o ciclo de palestras, José Marques, consultor do SEBRAE, trouxe todo seu conhecimento para o evento palestrando sobre pitch com o tema: Aspectos cruciais para um bom Pitch, (assertividade, postura e domínio do negócio!). Esse foi o momento dos participantes começarem a pensar em como apresentar seu projeto para os jurados e vencer a ansiedade, frio na barriga e esquecimento que aparecem nesse momento onde o participante tem 90 segundos para defender seu projeto.

José Marques, consultor do SEBRAE palestra sobre "Aspectos cruciais para um bom Pitch".
José Marques, consultor do SEBRAE palestra sobre “Aspectos cruciais para um bom Pitch”.

 

Após o ciclo de palestras os participantes fecharam suas equipes e começaram a maratona de fato, trocando ideias e pensando nos projetos que iriam apresentar. Com o suporte dos mentores, eles montaram seus projetos e apresentaram no final da noite para bancada de júri.

 

Participantes

Nesta primeira edição, o ProtoHack contou com 31 participantes, 10 equipes, 77 sessões de mentoria, 5 palestras cosiderando o  pré­evento, 10 mentores e 12 horas de evento. A faixa etária foi bem diversificada, e alguns comentaram sobre sua participação no evento.

Rodrigo Terron, 24 anos e CEO na Horizon Four comentou:

“No último final de semana tive uma das experiências mais fascinantes da minha vida falando de empreendedorismo, estou falando da primeira edição do Protohack Brasil onde durante 12 horas conheci pessoas, elaboramos uma ideia, passamos por mentorias que fizeram a reconstrução dessa ideia e em 90 segundos conseguimos convencer um grupo de jurados a dar mais 5 minutos para colocarmos uma ideia em prática, acredito que as 10 equipes ganharam em muitos aspectos, minha equipe ficou entre as 5 finalistas e isso foi uma grande honra. agradeço a toda equipe de organização, palestrantes, mentores e jurados e que venha o próximo”.

 

Brener Batista de Sena, 27 anos, analista de negócios, disse:

“O ProtoHack me ajudou a enxergar o mundo de startups com olhos mais apurados. O plantel de mentores foram fundamentais para nos nortear e produziu em mim um efeito extremamente positivo sobre o futuro – inclusive meu futuro profissional. A resiliência de cada participante é colocada a prova e coroada com projetos com capacidade de penetração no mercado. Viajei de BH à SP e posso dizer com toda certeza que valeu cada minuto e cada centavo! A proposta do evento é fantástica e espero poder multiplicá-­lo também em Belo Horizonte”.

 

Premiação

As 5 equipes finalistas apresentaram projetos bem diversos, no segmento de vestuário, serviço de moradia para geração baby boomer, reparos doméstico, distribuição de conteúdo por geolocalização dentro do metrô e aplicativo financeiro para classe C.

1° lugar: Equipe Closet – É uma plataforma que maximiza os looks do seu guarda roupa. Nela o usuário sobe fotos de suas peças de roupa e criar diversos looks. A plataforma permite que você compartilhe os looks criados com suas rede de contato dentro da plataforma.

Equipe "Closet" - ganhadora do 1° lugar
Equipe “Closet” – ganhadora do 1° lugar

 

2° lugar: Equipe Morar com você – Moradia compartilhada é uma tendência no mundo inteiro. Morar com Você é uma plataforma de match ­ making para encontrar outras pessoas com quem você tenha “afinidades” práticas e afetivas, para morar com sucesso de forma compartilhada.

3° lugar: Equipe Info­VIA – O infovia tem a ambição de ser um canal de comunicação exclusivo dentro do Metrô e ambientes com grande fluxo de pessoas. Seu objetivo é disponibilizar informações e conteúdos sobre serviços de relevância ă população, como postos de vacinação, campanhas de saúde, além da identificação destes nos entornos das estações.

4° lugar: Moeda Fácil Moeda Fácil – É um projeto de inclusão financeira que agirá em rede com os pequenos comércios e serviços em comunidades de alta informalidade. Através de uma plataforma virtual de serviços bancários e parcerias com ONGs de educação financeira, operará um processo gradual de atração, digitalização e formalização desse público.

5 ° lugar: Proto­ID – Plataforma de solicitação de serviços de reparos domésticos emergenciais. Utiliza o conceito de geolocalização na busca do profissional e há a funcionalidade de classificação cruzada. Monetização se dá por leads e/ou serviços aceitos pelo profissional.

Empreendedores têm mentoria com profissionais do mercado
Empreendedores têm mentoria com profissionais do mercado

 

Banco do Juri avalia as equipes participantes
Banco do Juri avalia as equipes participantes

 

Comentários

PUBLICIDADE