Notícias

[Missão Digitalks] Internacionalização: como expandir as fronteiras do seu negócio

Participantes da Missão Digitalks visitam a Apex no Vale do Silício e aprendem sobre as possibilidades e os desafios da internacionalização dos negócios

 

*Por Bianca Borges e Rafael Soares

 

As empresas no Vale do Silício esbanjam inovação e criatividade, não é à toa que muitos profissionais e executivos têm o interesse de conhecer a região que inspira tantos negócios promissores e entender um pouco mais do mindset que está incorporado nas organizações do lugar.

Com o objetivo de aproximar os brasileiros dessa cultura de inovação, o segundo dia da Missão Digitalks no Vale do Silício, que aconteceu nesta terça-feira, 05 de dezembro, foi marcado pelas visitas à Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento) e Galvanize, e posteriormente a visita ao Museu Exploratorium, onde é possível notar ainda mais a importância da Era da Experiência.

Missão Digitalks: grupo da Silicon Valley Digital Mission 2017 visita a Galvanize FOTO: Rafael Soares, Digitalks

 

 

Expandindo as fronteiras empresariais

Durante a visita à Apex que tem como os três principais objetivos: a promoção das exportações do Brasil, a internacionalização de empresas nacionais e a atração de investimentos estrangeiros no país, os participantes da Missão Digitalks aprenderam um pouco mais sobre a cultura empresarial das organizações da região. Fernanda Baker, Bussiness Development da Agência nos EUA, também deu algumas dicas sobre a expansão de empresas no exterior.

Além disso, segundo as informações do correspondente do Digitalks, Rafael Soares, que está no Vale do Silício, durante a visita foi explicado aos participantes como a Apex pode ajudá-los nesse processo de internacionalização. Entre as facilidades que podem ser geradas para as empresas estão: a utilização de um escritório compartilhado junto com a Apex em São Francisco e Miami, além de outros lugares do mundo nos quais a Agência Brasileira mantém escritórios, consultorias de mercado e ajuda com a parte legislativa e contratos.

Missão Digitalks: participantes da Silicon Valley Digital Mission 2017 conhecem a Apex em São Francisco, Califórnia. FOTO: Rafael Soares, Digitalks.

 

Fábio Botura, Co-presidente da Casa Vaticano e um dos participantes da Missão Digitalks, relatou que durante as visitas foram passadas muitas informações e dicas interessantes que podem contribuir para o desenvolvimento e o sucesso de uma empresa.   

“O segundo dia de visitas foi muito bacana. A experiência de conhecer o espaço onde foram incubadas empresas como Uber e Spotify foi bem legal. O pessoal todo foi extremamente solícito em passar todo tipo de informação disponível, todas as praticabilidades, desde os custos envolvidos até as estratégias que realmente funcionam, incluindo também as melhores maneiras de abordar as pessoas em diferentes mercados e até as vantagens reais de você estar aqui pelo vale”, contou Botura.  

 

Dica de quem já está no Vale

O grupo também teve a oportunidade de conversar com Murilo Santos, Business Development da Open The Door Studios, uma empresa brasileira que está abrindo escritório em São Francisco. Nosso correspondente nos relatou o que foi falado:

“O Murilo nos contou das dificuldades legais e também como é diferente vender aqui. Segundo ele, as pessoas costumam comprar por indicação e é difícil chegar oferecendo um serviço, principalmente, quando você é brasileiro. A dica dele foi contratar algum responsável americano.” –  Rafael Soares, Head de Eventos do Digitalks.

 

Bem-vindo a Era da Experiência

Visita ao Museu Exploratorium que contém diversas obras interativas FOTO: Rafael Soares, Digitalks

 

Atualmente fala-se muito em aprimorar a experiência do cliente tanto no ambiente físico como no digital. Para conquistar a atenção desse consumidor cada vez mais exigente e ansioso por novidades, muitas empresas têm investido em experiências interativas com o auxílio da realidade virtual, por exemplo.

A importância de proporcionar experiências diferenciadas para o consumidor ficou ainda mais evidente após a visita ao Exploratorium, museu voltado a área da ciência que reúne diversas exposições interativas e educativas. .

“Eu pensei que era um museu mas é muito mais que um museu, é um espaço de interatividade que você lida com vários objetos e situações para entender princípios de óptica, física, magnetismo e mais um monte de coisas. É uma experiência interativa que eu nunca tinha vivenciado e valeu muito a pena”, contou Diego Carmona, CVO da LeadLovers.

 

Depois toda essa imersão com muito conteúdo relevante, os participantes da Missão Digitalks terminaram o dia com uma conversa descontraída no Johnny Foley´s, um pub tradicional de São Francisco.

Missão Digitalks: grupo da Silicon Valley Digital Mission 2017 no pub Johnny Foley´s FOTO: Rafael Soares, Digitalks.

 

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital. 

* Rafael Soares é o atual Head de Eventos do Digitalks. Formado em Design e Cursando MBA em Marketing, possui grande experiência em Marketing e Eventos. 

>> Leia mais sobre as outras visitas realizadas na Silicon Valley Digital Mission 2017:

[Missão Digitalks] Omnichannel e mobile serão foco do mercado brasileiro de meios de pagamento digital

[Missão Digitalks] Inovação é a palavra-chave para o sucesso de qualquer organização

[Missão Digitalks] Data-Driven Design: o layout das suas campanhas deve ser orientado por dados

[Missão Digitalks] Cultura inclusiva e mindset inovador são os diferenciais das organizações do Vale do Silicio

 

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:

Projeto mantido por:

Media Partners:

Projeto hospedado por: