Notícias

Locaweb e Red Hat lançam serviço de armazenamento por objeto

Object Storage é alternativa para Block Storage, com infraestrutura nacional e previsibilidade de custos

 

A Locaweb, líder em serviços de internet no Brasil, em parceria com a Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções open source para TI corporativa, lança uma solução própria de Object Storage – ou armazenamento por objeto. É a primeira vez que esta versão é disponibilizada no Brasil.

O produto nasce da junção entre a infraestrutura nacional, proporcionada pela Locaweb, com o Red Hat Ceph Storage, solução de orquestração de armazenamento de objetos, compatível com a API HTTP padrão de mercado (S3). Além disso, outro ponto a destacar é o modelo de cobrança simplificado, oferecido em quatro planos que variam de acordo com a quantidade armazenada, com download incluso e upload ilimitado.

Mais conhecido no mercado, o modo de armazenamento em bloco chamado Block Storage, organiza os arquivos separadamente, onde cada endereço tem acesso direto pelo sistema operacional, dividido em pastas e drives. Ao contrário disso, no Object Storage, os dados não são divididos. Todo o conteúdo é arquivado como um objeto que contém ID, metadata e atributos. Isso faz com que a performance e a capacidade de armazenamento andem na mesma velocidade exigida pela aplicação.

A finalidade de ambas as empresas é quebrar as barreiras de custo e de utilização, fomentando a adoção do serviço orientada a objeto no mercado brasileiro.

Segundo Raquel Dalastti, gerente de produtos da Locaweb, a nova solução surge para complementar o portfólio da empresa e atender uma demanda de seus próprios clientes. “Até então, os usuários tinham que optar por serviços internacionais de alta latência, com cobrança complexa em dólar, ou outros nacionais de alto custo. Disponibilizamos no mercado uma alternativa com infraestrutura nacional de baixa latência e planos de preços acessíveis”, afirma.

Rodrigo Negrisoli, gerente de alianças da Red Hat, explica que a solução é totalmente automatizada e deve garantir alta disponibilidade, flexibilidade e segurança para o armazenamento de inúmeros dados com baixo custo. “A parceria entre a Red Hat e a Locaweb vem de longa data. O lançamento do Objetc Storage, baseado na última versão do Red Hat Ceph Storage, advém da busca constante por inovação e tecnologias de ponta para fortalecer ainda mais o posicionamento de ambas as marcas no mercado de cloud”, afirma o executivo.

 

Confira as características do Object Storage Locaweb:

  • Infraestrutura no Brasil com rede redundante de 10 Gbit entre internet e clusters;
  • Alta disponibilidade: dados replicados em diferentes discos com cache SSD;
  • Durabilidade: infraestrutura resiliente, que garante a integridade do objeto mesmo em caso de perda simultânea de dados;
  • Segurança: transferência de dados realizada de forma criptografada;
  • Compatibilidade: API HTTP com sintaxe padrão de mercado (S3);
  • Economia: até 3x de um serviço de armazenamento por bloco;
  • Escalabilidade: possibilidade de aumento/diminuição de acordo com a necessidade.

 

Mais informações  no site da empresa.  

Comentários

PUBLICIDADE