Quinta-feira, 30 de março de 2017
O mercado de comunicação e da publicidade digital está em ascensão, tanto que, muitos anunciantes e veículos, com o passar dos anos, têm investido cada vez mais em publicidade online. Diante desse contexto, o IAB (Interactive Advertising Bureau), em parceria com a comScore, desenvolveu um estudo para analisar os números de investimentos em publicidade digital e o crescimento desse mercado. Os dados do estudo AdSpend 2017 foram apresentados, na última quarta-feira, dia 29 de março, no evento promovido pelo IAB.
De acordo com o estudo, em 2016 esperava-se um crescimento de 12% nos investimentos em publicidade digital em relação à 2015, porém, essa estimativa foi superada e teve um aumento de 26%, totalizando R$11,8 bilhões. A perspectiva para 2017 é que as aplicações no ambiente online representem quase 1/3 do total investido em publicidade no Brasil, chegando ao valor total de 14,8 bilhões.
Para a apuração desses dados, a pesquisa do IAB entrevistou empresas compradoras e vendedoras de mídia, veículos, ad networks, agências e outras empresas que fazem parte do cenário de mídia nacional. Essas informações foram comparadas aos dados da comScore, ferramenta que realiza a captura mensal de atividades relacionadas à publicidade digital. Além disso, também foram utilizados dados complementares de estudos internacionais para estabelecer um parâmetro em relação aos dados coletados.
De acordo com o presidente do IAB, Cristiano Nóbrega, alguns fatores favoreceram os investimentos em mídia digital. São eles:
Nóbrega ainda ressaltou que, em momentos de crise econômica, o digital é o meio que mais atrai investimentos. O executivo citou como exemplo o Reino Unido que, em 2009, teve uma queda de 11.2% no investimento total de mídia, enquanto que no ambiente digital houve um aumento de 4,2%.
“O Reino Unido, em 2009 estava em crise, mas o digital cresceu quando os principais segmentos de mídias estavam caindo. Isso reforça a capacidade do digital quando os anunciantes necessitam de performance”.
A pesquisa destacou ainda que os vídeos se estabeleceram como um grande impulso para a atrair a atenção das empresas e marcas para a publicidade digital, visto que, esse formato, que apresentou um crescimento de 115% no ano passado, representa 19% do investimento total em campanhas no ambiente online.
“O vídeo por si só acabou atraindo muito os anunciantes se mostrando um formato vencedor, inclusive, em plataformas mobile. As próprias agências e produtoras também foram se especializando e barateando o custo para as empresas e marcas aderirem a esse formato de mídia”, explica o presidente do IAB.
Outro dado interessante mensurado pelo estudo foi a aderência das empresas à mídia programática que representou 16,5% do total de investimentos no digital, chegando ao valor de R$1,9 bilhões. A mídia programática tem grande capacidade de repetir esse crescimento em 2017 e até ultrapassar esse valor.
“Esse número é bastante significativo porque já temos uma maturidade maior dos anunciantes e das agências sobre como proceder com esse tipo de compra. Também mostra que os anunciantes estão incorporando esse formato nos seus budgets”, ressaltou Nóbrega.
Além dos anunciantes começarem a entender melhor sobre o processo de compra de mídia, um outro motivo que influencia a expansão dos investimentos em mídia programática e na publicidade online é um olhar mais otimista em relação à situação econômica do Brasil que está começando a reagir à crise.
Além de revelar dados sobre investimentos em publicidade online, o IAB também destacou a importância de produzir um conteúdo assertivo no ambiente digital. De acordo com Cristiane Camargo, diretora executiva do IAB Brasil, cada marca e empresa que quer se comunicar com seu público-alvo por meio do ambiente digital, precisa descobrir o melhor formato de mídia para as suas campanhas e investir na produção de conteúdo de qualidade.
“ Investir na qualidade do conteúdo gera uma audiência qualificada e a crença do IAB é que, em breve, a distribuição de bom conteúdo acontecerá por meio da publicidade digital. A publicidade tradicional sustentava uma equipe preparada de jornalistas e, um dos objetivos do IAB, é fazer com que as empresas entendam que mesmo no digital precisam investir em bons produtores de conteúdos para atrair audiência”, finaliza a diretora.
* Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou na Investe São Paulo com assessoria de imprensa e, hoje, atua na equipe de Conteúdo do Digitalks.
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