Artigos

Como os vídeos online podem ser utilizados como estratégia de marketing e vendas?

Sabemos que o vídeo é uma tendência que já se consolidou como uma nova ferramenta para os times de marketing. Segundo uma pesquisa da Accenture, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações em plataformas de vídeos, com mais de 11 bilhões de views mensais e cerca de 96% de usuários na web que consomem conteúdo em vídeo.

O conteúdo em vídeo se tornou muito mais atrativo e dinâmico, além de prender a atenção de muitos usuários. A maioria das grandes marcas de diferentes segmentos e mercados já perceberam que o vídeo marketing é a tendência para os próximos anos. A viralidade desses materiais é surpreendente, mas para obter sucesso é preciso criar um conteúdo interessante de acordo com o seu target, ou seja, seu público-alvo.

O que percebo é que as empresas começaram a pensar fora da caixa e estão se adaptando a esse novo formato, produzindo conteúdo relevante focado em aumentar taxas de conversão, gerar leads, captar audiência, atrair e conquistar novos clientes. Além disso, há um leque de oportunidades que esse segmento oferece às empresas, como a utilização do chat em vídeo, de vídeos personalizados para cada cliente, com foco em produtos, ofertas, institucional, entre outros.

De acordo com uma pesquisa feita pela FastCompany, o conteúdo em vídeo aumenta o engajamento dos consumidores em até 65%. Nas empresas, por exemplo, 76% dos profissionais de marketing começaram a utilizar os vídeos online em suas campanhas internas. Todo esse cenário nos mostra que apostar em vídeos e em plataformas para gestão e distribuição desse tipo de conteúdo, por exemplo, pode sim ser uma ótima ideia para fazer com que seu negócio decole.

Para mim, atualmente, os vídeos são os melhores aliados para quem deseja captar novos leads e oportunidades de negócio. Aqui na Samba Tech por exemplo, optamos por oferecer conteúdo educativo, cases e entrevistas com referências do mercado para ajudar pessoas e empresas a entenderem o universo dos vídeos online, atrair interessados em nossa marca e na tecnologia que oferecemos.

Mas, existem aqueles que ainda têm dúvidas se o seu negócio deve investir em vídeo marketing. Por isso, vou dar algumas informações que para mim são essenciais. Você sabia que os vídeos em páginas de negócios no Facebook aumentam o engajamento do usuário final em até 33%? E que vídeos inseridos em sites aumentam o tráfego em até 55%? Você também sabia que aproximadamente 76% dos profissionais de marketing planejam utilizar vídeos em campanhas de brand awareness e que os consumidores assistem, em média, 13,2 milhões de anúncios em vídeo por dia?

Esses são dados reais que mostram a importância de utilizar vídeos em uma estratégia de marketing e vendas. É necessário pensar fora da caixa e investir em canais como esse que ajudam a sua empresa a aumentar a visibilidade, alavancar as vendas, construir uma identidade para sua marca, e o mais importante, mostrar para os clientes atuais e futuros, como o seu negócio funciona e porque ele é diferente da concorrência.

Gustavo Caetano

é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa, Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Através da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.

Comentários

PUBLICIDADE