Terça-feira, 16 de agosto de 2016
O uso de grandes influenciadores digitais pelas marcas não é mais novidade. Todos os dias blogueiros e youtubers assinam ações de marketing em diversos segmentos mostrando o poder desta nova mídia.
Porém, com a profissionalização e crescimento destes produtores de conteúdo digital eles se aproximam cada vez mais dos grandes veículos de comunicação de massa, atingido um número cada vez maior de pessoas e também cobrando valores cada vez maiores em suas ações.
É nesse contexto que estão ganhando força os influenciadores regionais, que falam com um público menor, porém mais específico, na região onde moram ou onde mantêm suas atividades profissionais. Assim como emissoras de rádio e TV tem uma programação nacional e local como forma de criar identidade com aquela comunidade, quem atua nessa área ganha em proximidade e identidade.
É o caso do Blog do Armindo, por exemplo, criado pelo jornalista Armindo Ferreira e já considerado pela mídia especializada de São José dos Campos (SP) e região como um dos blogueiros mais influentes em um viés regional.
“Marcas que possuem franquias na cidade ou que querem estabelecer um diálogo local têm grandes ganhos nesse tipo de ação. Ao invés de números gigantescos oferecemos relevância e uma comunicação com as cores locais. O meu leitor quer saber do grande lançamento, mas de uma forma que ele entenda e de como isso impacta localmente a vida dele”, explica Ferreira.
Desde o começo do ano, pelo menos, dez marcas já fizeram algum tipo de ação com o blogueiro, que, sempre que possível, constrói o conteúdo junto do cliente em uma co-criação.
“Não se trata de propaganda pura e simples, mas de criação de diálogos e pontes das marcas com o público regional, é um trabalho de longo prazo, porém com resultados concretos”, finaliza Ferreira.
Em cada parte do país as pessoas apresentam comportamentos e hábitos diferentes, por isso, para atingir o consumidor de uma determinada cidade, os influenciadores regionais são uma ótima estratégia. O influencer Felipe Raphael, um dos criadores do coletivo de Youtubers do Vale do Paraíba chamado Fábrica, ressalta que esses influenciadores têm facilidade para assimilar as demandas do consumo local porque possuem conhecimento sobre a região.
“Falamos de nicho, criadores que entendem o local e criam para o local. Se você quiser falar com um público de uma determinada região, primeiro conheça a região”.
No entanto, nem sempre o mercado regional vê esse valor. “Infelizmente, o mercado regional parece ter medo em investir em influenciadores, a maioria das ações são por permuta do tipo troca de favores“, comenta. O curioso é que um fator que atrairia a atenção das empresas para esse tipo de divulgação é o baixo valor do investimento, se comparado às campanhas feitas por grandes influenciadores conhecidos em âmbito nacional. Mas é importante entender que esse profissional também está trabalhando e agregando reputação à marca.
Vale ressaltar que, para atingir o sucesso em divulgações regionais, é fundamental entender o objetivo da campanha. Isso é o que explica Alaina Paisan, empresária de São Carlos, no interior paulista, que atua como influenciadora e na área de marketing digital, e escreve para o Blog dos Haroldos.
“Entendido este objetivo mapeamos os influenciadores que estão alinhados com o público e a persona da marca. Isso é um filtro muito importante porque se a ação for muito legal, mas não estiver alinhada com a persona da marca e com o perfil do público ela perde legitimidade e se torna ineficiente”.
Outra estratégia que pode aumentar as chances de sucesso nesse tipo de divulgação é utilizar o branded content no qual a própria marca produz conteúdo útil ou divertido com o objetivo de associar a sua imagem aos benefícios que aquele conteúdo traz ao público.
Pensando em fomentar esse mercado de influenciadores regionais, aconteceu no último sábado o evento “Creators do Vale“, direcionado a youtubers, facebookers, instagrammers, blogueiros e criadores de conteúdo da região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O Digitalks apoiou e participou como parceiro do evento, mediando o painel “Influencer o quê?”.
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