Notícias

Fascículos da Cartilha de Acessibilidade na Web, do Ceweb.br, ganham versão em audiolivro

Os fascículos da Cartilha de Acessibilidade na Web estão mais inclusivos. As publicações “Introdução” e “Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web” contam agora com versões no formato de audiolivro, contribuindo com a experiência daqueles que precisam de suporte de áudio para acessar o conteúdo. A novidade foi lançada em dezembro/2022, em comemoração ao Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Ceweb.br|NIC.br).

“Os audiolivros são fundamentais para ampliar o acesso, não só das pessoas com deficiência, mas daqueles que gostam de aprender escutando. A nossa expectativa é que os materiais produzidos pelo Ceweb.br sejam amplamente disseminados, fazendo com que mais pessoas possam entender que é possível tornar a Web acessível, como fazê-lo, e como cobrar seus direitos”, explica Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br|NIC.br e do W3C Capítulo São Paulo.

“Essa coletânea auxilia a todos a entender como a Web funciona, os benefícios e potencialidades da acessibilidade digital. Hoje lançamos os dois primeiros fascículos em áudio, e disponibilizaremos os demais nesse mesmo formato muito em breve”, reforça Amanda Marques, analista de projetos do Ceweb.br|NIC.br responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Cartilha de acessibilidade

O fascículo I traz uma introdução ao tema, explica conceitos fundamentais sobre a acessibilidade na Web e as principais barreiras de acesso, e como os usuários são beneficiados com uma Web acessível. Já o II aborda as vantagens de uma aplicação acessível para organizações, lista a legislação brasileira sobre o assunto e descreve o que o usuário deve fazer quando encontrar barreiras de acesso em um sítio na rede.

Para conferir os dois primeiros audiolivros acesse aqui.

O Ceweb.br já produziu, no total, cinco fascículos da cartilha em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), e conta com o apoio de: ABRADi; Brasscom; Camara-e.net; Conselho de transparência da administração pública – SP; Ouvidoria Geral da Administração Pública do Estado de São Paulo — SP; Movimento Web para Todos; Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e GOV.br.

Entre os demais temas abordados estão: quem é o público-alvo da acessibilidade; como introduzi-la nas empresas, com orientações sobre como abordar o tema no ambiente corporativo, desenvolver projetos na área e falar da cultura de acessibilidade; além de como difundir a cultura da acessibilidade nas organizações, destacando a importância do design nesse processo.

Acesse e conheça, também, todos os materiais sobre acessibilidade do Ceweb.br|NIC.br em Link.

Comentários

PUBLICIDADE