Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Quando falamos sobre Transformação Digital, é comum imaginar que a tecnologia seja o principal elemento de toda a operação. De acordo com Christian Reed, CEO da Opinion Box, a tecnologia é parte importante do processo, no entanto, a verdadeira revolução é humana.
Christian apresentou o resultado da pesquisa exclusiva sobre a experiência do consumidor e qual é a principal dor do C-Levels brasileiros quando o assunto é transformação digital, no Expo Fórum Digitalks 2019.
A Opinion Box é uma empresa responsável por desenvolver soluções digitais inovadoras para pesquisa de mercado e customer experience, com o propósito de ajudar empresas a tomarem decisões mais inteligentes, baseadas em fatos e não em achismos.
“Apesar de ser um propósito simples, no Brasil não é fácil. Nós, como cultura, estamos acostumados a tomar decisões baseadas naquilo que a gente sente, naquilo que imaginamos. Isso vem mudando aos poucos, mas ainda é um desafio cultural para o brasileiro de uma forma geral”, afirma Christian.
O CEO divulgou informações que obteve com a empresa PwC, e diversos CEOs e C-levels, sobre a complicação desses profissionais no mercado atual. E, o tema principal abordado de maior “dor” foi entender o comportamento do consumidor e sua jornada de compra. Entender como ele se informa e como interage.
O Digitalks em parceria com a Opinion Box realizou a pesquisa exclusiva ‘Experiência de compra online‘ para desvendar esse mistério. A pesquisa feita em julho de 2019, colheu dados de 2.272 internautas brasileiros de todas as classes sociais e regiões do país, de 16 anos a 80 anos.
A partir desta pesquisa, Christian Reed destacou no Expo Fórum Digitalks 2019 sete importantes insights que auxiliam empresas a entenderem o comportamento do consumidor. São eles:
A maior parte das compras é feita em dispositivos móveis como tablets e smartphones. O antigo hábito de fazer compras pelo computador diminuiu 14% entre 2016 até 2019; já o uso do smartphone aumentou de 56% para 81%. A experiência do usuário no mobile tornou-se extremamente relevante e é algo em que as empresas devem prestar cada vez mais atenção.
O primeiro passo de qualquer compra online é pesquisar o produto desejado no Google (e outros buscadores), por isso é importante que a empresa domine SEO (Search Engine Optimization) e cuide da estratégia de marketing de performance para garantir seu espaço na primeira página. 43% dos usuários pesquisam na internet antes de comprar qualquer produto, e apenas 24% pesquisam diretamente no site ou redes sociais da empresa. Os outros 16%, disseram pesquisar em sites de comparação de preço, como Buscapé ou Shopping UOL.
As grandes empresas, de maneira geral, ensinam que devemos comparar pelo menos três tipos de preços antes de tomar uma decisão de compra, e o usuário já pratica isso. 80% das pessoas entrevistadas para a pesquisa, afirmam pesquisar pelo menos 2 sites antes de fazer uma compra digital.
Christian comenta: “não adianta tentar enganar o consumidor, porque ele não vai olhar em um único lugar, mas sim, em vários lugares ao mesmo tempo”. Dessa forma, o consumidor garante fazer a escolha certa, em menos tempo, da maneira que preferir.
Além de encontrar as informações em diversos lugares, as pessoas buscam por informações em lugares diferentes. Isso pode ajudar a empresa a entender onde ela deve estar presente e de que forma deve comunicar determinada mensagem, tendo os influenciadores digitais como um exemplo extremamente atual e relevante.
Algumas fontes de busca de informação para compra online mencionadas pelos internautas que responderam à pesquisa são:
A pesquisa também revela que 76% das pessoas já desistiram de fazer uma compra no ambiente digital porque o frete era muito caro. O grande desafio para as empresas é encontrar caminhos para diminuir o custo de frete e tirar essa barreira que impede o consumidor de efetuar a compra.
A reputação nunca foi tão relevante quanto agora: 64% das pessoas deixam de comprar com marcas que possuem baixa avaliação no Reclame Aqui, e 62%, quando o site possui avaliações negativas de outros consumidores.
É importante compreender a grande diferença existente entre o consumo feito online e o que é feito offline. Um exemplo claro é que, ainda que existam diversos aplicativos e plataformas que permitam com que você faça compras de supermercado online, 61% ainda faz um processo quase exclusivamente offline. Entretanto, a categoria de viagens, por exemplo, tornou-se um negócio completamente online. Dessa forma, temos dois estágios completamente diferentes em termos de transformação digital.
Pense sobre sua própria experiência: qual o tipo de categoria que você ainda consome em lojas físicas? E online? Entenda qual o estágio do seu negócio e categoria dentro dessa relação entre Online x Offline.
Para finalizar a conversa, Christian acrescentou um insight “bônus”, e de grande importância. Veja a seguir!
Para cada consumidor, para cada tribo com quem você deseja se comunicar, existe o momento, formato, forma de obter interações e tomar decisões. Esse fato precisa ser levado a sério e jamais generalizado. Nunca foi tão importante valorizar o que funciona para o seu público, os seus clientes.
“Isso precisa ser entendido, porque a gente não pode simplesmente olhar para os dados genéricos e assumir que essa é a realidade de todos” – conclui Christian Reed, CEO da Opinion Box.
Afinal de contas, quem não entende as pessoas, não entende seu próprio negócio!
*Carolina Picasso é aluna de Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Libero e apaixonada pelo poder das palavras. Tem experiência na área Social Media e atualmente gerencia o Marketing e comunicação na Subway Vila Romana.
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