Terça-feira, 17 de janeiro de 2017
Caro leitor, hoje você já deve ter acessado informações por, pelo menos, quatro telas diferentes: televisão, smartphone, tablet e computador.
Alguns, como eu, ainda as acessam por mais telas, como Apple watch e – coisas da modernidade – carro.
Nós, consumidores, somos multicanais há muito tempo. Mas, a maior mudança que essa característica traz no dia-a-dia começou na última década, com a crescente adoção dos smartphones. Com eles, além de multicanais, passamos a ter a convergência de várias mídias num só aparelho.
Como consumidores, recebemos os mais diferentes estímulos nos mais variados meios. Mas, poucas empresas conseguem organizar a comunicação multicanal de uma maneira inteligente e efetiva. Na verdade, antes da Internet, os profissionais de marketing tinham à disposição um sexteto de mídia:
Após a Internet, passamos a ter uma orquestra. E coordenar as – literalmente – dezenas de instrumentos de mídia tornou-se um enorme desafio.
Melhor do que pecar pelo excesso, fazendo o uso de vários canais e correr o risco de ser inconveniente e/ou cair em contradição no seu próprio conteúdo, é escolher alguns poucos instrumentos que podemos executar com maestria.
E aí o e-mail marketing e SMS combinados, coordenados e soando harmoniosamente é algo arrebatador em termos de resultado. Um duo que dá gosto de assistir tocando. Especialmente porque podem ser acessados pelas pessoas na palma da sua mão.
De acordo com uma pesquisa da DMA (Direct Marketing Association), para cada U$ 1 dolar investido em e-mail há um retorno médio de U$ 38.
Mas, mudou de perfil: atinge seu maior desempenho se usado no relacionamento com uma base de contatos engajada com a marca e, não mais para prospecção fria.
O SMS é a mídia que possui praticamente 100% de abertura. Assim, implementar réguas de relacionamento de e-mail marketing e SMS baseadas no comportamento do consumidor em relação às newsletters recebidas e à navegação no site e usar o SMS para seu desfecho é uma quase certeza de conversão, seja ela a venda, inscrição para um evento ou audiência sobre determinado assunto.
O uso desse duo sempre fez sentido no papel. Mas tornou-se realidade ao ser viabilizado pela tecnologia. Plataformas de gestão de campanhas multicanais, como o Mail2Easy PRO, que permitem gatilhos e outputs baseados em diversas mídias fazem o trabalho pesado e colocam em prática idéias das simples às mais mirabolantes.
Mas, o importante ao criar réguas de relacionamento e campanhas integradas de e-mail marketing e SMS é pensar se elas fazem sentido para quem as recebe.
E não cair na tentação de fazer algo apenas porque a tecnologia permite, porém sem aderência com seu público. E, uma vez dominada a arte de fazer campanhas com esse duo de mídia, estará na hora de pensar em transformá-lo em um trio, quarteto, quinteto, ou no que sua imaginação – e capacidade operacional – permitir.
*Artigo escrito originalmente para o site da Dinamize, por Rodrigo de Almeida – Diretor Comercial
Comentários