Quinta-feira, 05 de janeiro de 2017
No mundo digital, a pasta de spam, o lixo eletrônico, os filtros de provedores e a concorrência acirrada pela atenção dos internautas são alguns dos grandes desafios das marcas no acesso à caixa de entrada dos clientes. Nesse cenário, o profissional capaz de gerar negócios para as marcas por meio de campanhas de e-mail marketing são considerados super-heróis.
O e-mail segue como o canal preferido dos consumidores para contato com as marcas. Então, é fundamental que os profissionais de marketing se mantenham atentos às oportunidades de otimizar os programas de e-mail e, consequentemente, elevar a experiência dos clientes. Boas práticas não auxiliam apenas a melhora da entregabilidade, mas também o aumento do faturamento”, ressalta Cecilia Belele, Diretora Regional para América Latina, da Return Path.
Com o objetivo de auxiliar as marcas no mapeamento dos pontos fortes de seu programa de e-mail e daqueles que precisam ser aprimorados, o quiz interativo “Guardians of the Email Universe: Super Powers Revealed“, desenvolvido pela Return Path, destaca cinco pontos de atenção em relação à criação de e-mail marketings.
O quiz está dividido em cinco pequenos testes temáticos, sendo que cada questionário contem cerca de três perguntas e está relacionado a um “super poder”. No final de cada teste, caso o usuário erre muitas respostas, são apresentadas algumas alternativas para ele se especializar melhor naquelas áreas.
O Digitalks fez os testes e considera interessante rever os conceitos, especialmente para quem está fechando o planejamento de conteúdo do ano. Confira abaixo os principais atributos que o quiz considera:
Identifica e resolve os problemas de entregabilidade, garantindo que as mensagens não sejam direcionadas para a pasta de spam e aterrizem na caixa de entrada com segurança.
Modifica o formato dos e-mails de acordo com a necessidade de quem os recebe, com conteúdo criativo que se adapta perfeitamente aos diferentes dispositivos de abertura (mobile, webmail ou desktop).
Segue todas as melhores práticas, responde imediatamente ao feedback do assinante e tem alta reputação diante dos provedores. Tem entre suas prioridades oferecer a melhor experiência de e-mail aos seus clientes e, assim, garantir a entrega na caixa de entrada.
Sabe onde, quando e em qual dispositivo as pessoas estão lendo os e-mails. Com esse conhecimento, são capazes de produzir campanhas direcionadas, que atingem os assinantes nos momentos em que estão mais ativos na caixa de entrada.
Conhecem as “mentes” dos provedores e, por isso, entendem como eles veem os e-mails. Este insight evita que a marca caia em armadilhas que possam prejudicar sua reputação e entregabilidade, além de sugerir quais medidas devem ser adotadas para permanecer na lista de e-mails confiáveis.
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