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E-commerces bem preparados podem garantir um Black Friday mais lucrativo

Páginas lentas ou fora do ar trazem prejuízos para imagem e faturamento das empresas

Com o final do ano se aproximando, o espírito natalino e a sensação de renovação de um novo ano afloram, assim como nossos instintos mais primitivos de consumo. Além do Natal, o Black Friday se tornou uma importante data para os consumidores conseguirem uma boa barganha e até mesmo se anteciparem nas compras de fim de ano.

Para este ano, é previsto um crescimento de 12% no aumento das vendas durante o Black Friday no Brasil, chegando a 978 milhões de reais segundo o ClearSale. Durante esta época, é comum que as empresas de e-commerce disputem cada fatia desse mercado, tornando-se fundamental possuir um sistema competitivo e estável. Conforme aumentam as demandas dos clientes, diminuem a paciência para distrações e espera no carregamento dos sites durante as compras.

É importante que a porta de entrada do negócio – o site – esteja funcionando de forma eficiente, páginas lentas ou fora do ar, afetam severamente a imagem e o relacionamento da empresa com o consumidor, assim como diminuem a competitividade e os lucros.

Para exemplificar o quão prejudicial pode ser o downtime de um site, o Gartner descobriu que cada minuto de um site fora do ar pode custar até US$5.600 – mais de US$300.000 por hora. Além disso, o Radware publicou dados demonstrando que os consumidores normalmente desistem de qualquer página que leve mais que 4 segundos para ser exibida, o que pode significar várias vendas perdidas.

Para o VP de Solution Strategy da Micro Focus, Renato Quedas, existem algumas maneiras para testar se seu site está preparado para entrar nessa disputa, como analisar os dados sobre tráfego web, ferramentas de automação de testes e o uso da nuvem como uma maneira de reduzir os custos de execução de testes necessários. “Os sites precisam estar preparados, minimizando os riscos e aumentando a fidelidade dos usuários com a marca para focar os esforços nas funcionalidades que os clientes querem. Oferecer uma experiência funcional, atraente e consistente atrairá consumidores para seu website e certamente os transformará em clientes fidelizados, bem além da época de compras” enfatiza.

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