Quinta-feira, 13 de setembro de 2018
O primeiro dia da DMEXCO 2018, evento que acontece em Colônia na Alemanha nos dias 12 e 13, teve como foco a discussão sobre o futuro da economia digital. Durante a conferência, além das últimas tendências em tecnologia e marketing, foram questionadas a autoimagem e a responsabilidade do digital para com os usuários.
Na abertura do evento, que este ano tem como lema “Take C.A.R.E. – Curiosidade – Ação – Responsabilidade – Experiência”, Dr. Dominik Matyka, Assessor Chefe da DMEXCO, falou sobre a importância de manter o foco no cliente e afirmou: “Colocar o usuário no centro da sua estratégia significa mais do que apenas aumentar as vendas para os clientes e otimizar as eficiências. Isso significa tornar nosso mundo digital mais fácil, seguro e confiável”.
Durante o evento, palestrantes renomados do mercado também trouxeram insights importantes assim como Timotheus Höttges, CEO da Deutsche Telekom AG, que alertou para o fato de que a alta velocidade da digitalização também traz o risco de alguns usuários se sentirem deixados para trás. “Tudo está acelerando. Nós nos sentimos excitados. Mas: Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas”.
Ao mesmo tempo, de acordo com Höttges, a situação política atual e o aumento do populismo nas sociedades ocidentais mostram que as empresas devem estar cientes da sua responsabilidade social: “Eu acho que nós, como líderes das nossas empresas, devemos defender o que nossa sociedade deve representar”. Do ponto de vista econômico, a mudança é a base de uma economia sustentável: “O maior risco não é mudar constantemente. As empresas precisam adotar tecnologias modernas, do contrário elas estão mortas”.
Os consumidores também esperam que as empresas tomem uma posição, disse Höttges:
“Se você quer vender produtos no futuro e não é ético ou não pensa ecologicamente e não é confiável, os Millennials não comprarão seus produtos. E eles estão certos. Nós temos apenas um planeta e precisamos cuidar “.
Em seu discurso no DMEXCO Experience Stage, Kevin Cochrane, CMO SAP Customer Experience, também apontou a crescente importância do usuário:
“Leva oito segundos para ativar os clientes e apenas um momento e um segundo para perder a confiança deles.” A indústria de marketing deve reagir a isso: “Proteger os direitos do consumidor é a base para toda experiência do cliente – de outra forma, não temos o direito de ser um participante na jornada do cliente“, disse Cochrane. “As marcas precisam se conectar como pessoas com seus clientes”, acrescentou ele.
Além da questão do consumidor no centro e da necessidade de se estabelecer uma conexão maior e melhor entre marcas e clientes, outro tópico foi mencionado como a grande tendência para esse ano e os próximos: a Inteligência Artificial.
Um dos destaques da conferência do primeiro dia da DMEXCO foi a apresentação de Alex Cheng, Vice-Presidente da Baidu. Usando o exemplo da plataforma de código aberto Baidu Apollo, ele mostrou como a Inteligência Artificial com reconhecimento facial ajuda os motoristas de caminhão a não adormecer enquanto dirigem e, portanto, previne acidentes. Segundo Cheng, a Inteligência Artificial também pode melhorar o resultado da publicidade:
“Chegamos a uma nova era de publicidade na Internet. A próxima geração de Inteligência Artificial é a Aprendizagem por Reforço. Isso triplicará a eficácia da publicidade”.
O estudo “Business Relevance of Artificial Intelligence” da Associação Alemã para a Economia Digital (BVDW eV), apresentado na DMEXCO, documenta como ainda há algumas coisas a serem feitas quando se trata de IA na Alemanha. O estudo mostrou que para 78% dos entrevistados a Inteligência Artificial é importante ou muito importante no seu modelo de negócios, porém, apenas uma em cada cinco empresas (21%) possuem condições de explorar plenamente o potencial dessa tecnologia.
“Nosso estudo mostra que a IA é de grande importância para a nossa economia, mas ainda enfrentamos grandes desafios na Alemanha”, afirmou Matthias Wahl, presidente da BVDW.
E, por falar em desafios, a pesquisa realizada pelo Associação Alemã para a Economia Digital também trouxe alguns dados sobre o mercado de publicidade do país e o desafio da Lei de Proteção de Dados.
Na hora certa para a DMEXCO 2018, o Circle of Online Marketers (OVK) da Associação Alemã para a Economia Digital (BVDW) apresentou os números do mercado de publicidade digital alemão em 2018. Para o ano em curso, a OVK prevê um aumento 7% na despesa líquida de publicidade em campanhas online e no mobile, o valor ultrapassará 2 bilhões de euros (2,06 bilhões de euros). Com uma participação no mercado de publicidade de 32,3%, a publicidade online continua sendo a principal categoria à frente da televisão (29%) e dos jornais diários (15,1%). O Regulamento Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em maio, desacelerou um pouco o crescimento.
“O primeiro dia do evento já mostrou que este ano os palcos e corredores da DMEXCO estão se concentrando não apenas na tecnologia, mas principalmente nas pessoas e usuários. O lema deste ano, “Take C.A.R.E.”, reflete perfeitamente o clima do nosso setor. A startup vencedora do SevenVentures Pitch-Day, Selfapy, também é uma expressão dessa nova consciência na sociedade, assim como na economia digital. Hoje, o dia um dos 365 termina. Mais destaques seguirão, amanhã e durante todo o ano”, foi o resumo de Philipp Hilbig, Dominik Matyka e Christoph Werner no primeiro dia da feira.
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