Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Diante do crescimento e da consolidação das mídias digitais, a comunicação e suas diversas áreas passam por um processo de reinvenção. Adaptar-se a um mundo onde a disputa por visibilidade tor
Atento a esta tendência, o publicitário e professor-parceiro da BMS (Brasília Marketing School), Roberto Sá Filho, reforça que a comunicação moderna requer uma estratégia capaz de atuar em diversas mídias. “Hoje, a propaganda não se limita apenas a anúncios. E é neste cenário que, mais do que nunca, devemos lembrar que, se a propaganda é a alma do negócio, a redação publicitária é a alma da propaganda, cabendo a ela, portanto, quebrar a rejeição do público ao bombardeio de informações que já recebe nos mais variados tipos de mídia”, explica.
É nesse sentido que a redação não deve ser vista como mera escrita. Trata-se da inteligência de mercado e da estratégia aplicada para que a mensagem não apenas chegue, mas seja lembrada de forma positiva. Além disso, o desafio é fazer o público receber a informação sem que perceba que está diante de um mecanismo de venda. “Isso acontece diversas vezes no nosso dia. Às vezes, compartilhamos propaganda nas redes sociais, sem saber que é propaganda, e não compartilharíamos se soubéssemos”, afirma.
Roberto Sá Filho explica ainda que o que se chama de anúncio é apenas uma ponta do iceberg da redação publicitária e por trás dele deve haver uma ampla estratégia. “Análise de concorrentes, análise de público e outras vertentes podem influenciar muito as vendas. A redação publicitária, por estar na ponta do processo produtivo, acabou englobando em suas raízes diversas técnicas e táticas de inteligência de mercado. Redação publicitária é inteligência de mercado embalada para presente”.
Em tempos de mídias digitais, na ânsia de tornar a informação mais atraente e compartilhável, alguns profissionais recorrem ao uso de uma estratégia por vezes arriscada, aplicando um tom que beira à piada ou ao sarcástico. Segundo o especialista, esse é um erro comum. Apesar de o humor ser umas das ferramentas da propaganda, este não pode ser o carro-chefe. “É preciso tomar cuidado. O humor apenas ajuda a reforçar e marcar uma mensagem inteligente e estratégica previamente definida”, alerta.
Para que os riscos sejam reduzidos e os resultados cada vez mais satisfatórios, uma formação sólida e uma constante atualização dos conhecimentos são essenciais para adaptar a redação publicitária ao cenário contemporâneo.
“A velocidade da informação exige capacidade de análise e comparação com outras informações. Profissionais que buscam sempre estar preparados, buscam conhecimento em diversos assuntos, têm se mostrados mais capazes de combinar informações diferentes e criar algo novo”, destaca o professor, ao justificar que hoje o publicitário está inserido em diversos processos, que vão da inteligência de mercado ao planejamento estratégico, chegando à execução criativa. “Sem conhecimento, o profissional fica incapaz de pensar em algo novo e rumina ideias antigas e soluções já usadas”, finaliza.
Veja algumas dicas preciosas acerca do processo produtivo de uma redação publicitária eficiente e focada em resultados:
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