Notícias

Digital Mission SP coloca a Transformação Digital e a privacidade de dados em pauta

As empresas que querem ter sucesso na Transformação Digital precisam almejar gerar valor e não visar apenas o lucro

 

*Por Bianca Borges

 

Hoje, teve início a Digital Mission SP, uma imersão de uma semana que tem como objetivo reunir executivos e profissionais do mercado digital para diversos workshops com conteúdos relevantes e visita há empresas renomadas do mercado como LinkedIn e Magazine Luiza.

O primeiro workshop da Digital Misson SP teve como tema a Transformação Digital, um processo ainda complexo para muitas empresas que vai muito além da digitalização.

Jeferson D’Addario, Presidente do Grupo DARYUS e Helio Cordeiro, Chief Digital Oficer falam sobre a Transformação Digital e a privacidade de dados na Digital Mission SP

 

Um dos desafios que as empresas precisam superar e que foi citado por Jeferson D’Addario, Presidente do Grupo DARYUS, durante o workshop, foi a necessidade de estabelecer uma boa comunicação entre os setores da empresa.

“Posso citar um case de uma companhia aérea que o CIO só ficou sabendo da implantação da tecnologia de WI-FI nas aeronaves posteriormente. Fizeram isso sem o CIO da empresa saber. Isso evidencia uma falta de comunicação entre as equipes e você tem crises sendo geradas por essa falha de comunicação”, salientou o Presidente.

Além de melhorar a comunicação entre os setores, as empresas que querem ter sucesso na Transformação Digital precisam almejar gerar valor e não visar apenas o lucro, como explicou Helio Cordeiro, Chief Digital Oficer do Grupo DARYUS.

“O objetivo de 90% das empresas no Brasil é gerar lucro, lá fora o objetivo é gerar valor. Você pode ter lucro hoje, mas amanhã deixar de existir porque o seu competidor entrou no mercado. Se você está focado em ter lucro, geralmente tem uma resposta simples e rápida para um problema complexo e essa resposta geralmente está errada”.

 

A era da segurança dos dados

Durante o workshop, a dupla de especialistas também comentou sobre a importância da segurança dos dados na atualidade e como esse fator é essencial para o sucesso no projeto de Transformação Digital.

De acordo com o estudo do Fórum Econômico Mundial sobre os riscos globais de segurança, mencionado por Jeferson, os ataques cibernéticos estão entre as maiores preocupações, seguidos de fraude e roubo de dados.

Apesar da questão de segurança dos dados ser importante, muitas empresas ainda não prestam atenção a esse fator. Para chamar atenção para uma reflexão sobre o assunto, o Presidente do Grupo DARYUS indagou para a plateia:

 “O que vocês acham que é mais letal hoje?”.

E mostrou a foto de um soldado com uma arma e um hacker na internet.

Ainda sobre a privacidade de dados, Jeferson citou um case da marca que vende a boneca Barbie. A boneca tinha um dispositivo conectado à internet e, por meio deste, conseguia escutar conversa das crianças enquanto as mesmas brincavam com o produto. Todas as informações eram colocadas na nuvem e guardadas pela empresa para, posteriormente, analisar o comportamento do consumidor.

 

Se você quer se transformar digitalmente, segurança não é um assunto que deve ser apenas para quem lida com tecnologia ou hackers. Lidar com proteção de dados pessoais é o tabu atual”, afirmou Helio.

A segurança precisa deixar de ser um tabu para as empresas, mesmo porque com o aumento de dispositivos conectados à internet a vulnerabilidade de ataques e vazamento de dados tende a aumentar.

“O mais importante é ter um mindset diferente em relação às novas ameaças digitais” salientou Helio Cordeiro, Chief Digital Oficer do Grupo DARYUS.

 

No final da apresentação, Helio fez uma reflexão:

“A gente não vai resolver complexidade com mais jargão e complexidade, vamos resolver com bastante foco e clareza nas nossas ações.

 

*Bianca Borges é  formada em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE