Quarta-feira, 22 de março de 2017
Cada vez mais, os usuários estão resistentes a anúncios publicitários e interessados em informação. Por isso, as marcas e empresas precisam priorizar a produção de conteúdo relevante para atrair seus clientes no mercado digital. “O futuro do conteúdo” foi o tema da palestra de Bruno Belardo, VP de Estratégia de Marca do BuzzFeed, na Conferência Content e Mobile 2017, que aconteceu nesta terça-feira, dia 21.
“Conteúdo é uma ciência pela qual você pode criar algo relevante e inspirador. Para isso, é preciso estudar e entender quem consome seu conteúdo, pois só assim será possível trazer informações diferenciadas e assertivas para o seu público-alvo”, explicou Belardo.
Atualmente, os consumidores escolhem o conteúdo que vão consumir. Diante disso, as marcas devem estabelecer uma relação mais humana com os clientes. Não adianta falar sobre algo que ninguém quer ler, mas também é impossível alcançar todo o seu público-alvo com exatamente o mesmo formato de conteúdo. É preciso diversificar os formatos e os canais pelos quais sua empresa irá impactar a audiência.
“Empatia e conexão humana são superpoderes para construir uma audiência em escala. A gente acredita que as pessoas devem ser autênticas e não queremos colocar rótulos em ninguém, então nós criamos 600 conteúdos por dia para agradar a todos os públicos que acessam o BuzzFeed. As pessoas escolhem o conteúdo que faz mais sentido para elas e, a partir daí, nós começamos a criar clusters de pessoas que têm interesse por determinado tipo de assunto”, afirmou o VP.
É importante estar presente em diversas mídias, porém, isso não quer dizer que a empresa precisa estar em todos os canais que existem no mercado. O ideal é escolher as que sejam mais relevantes para o tipo de negócio e público que a organização conversa.
Segundo Belardo, atualmente, ninguém tem paciência para conteúdos complexos, quanto mais simplificado e acessível para todos, melhor esse conteúdo será recebido pela audiência.
Um case bem-sucedido citado por Belardo foi a página Tasty, que tem apenas um ano e meio de existência no Facebook e já conta com mais de 80 milhões de fãs. Em função dessa página, o BuzzFeed foi eleito uma das 50 companhias mais inovadoras de 2017 pela revista americana Fast Company. Essa página, basicamente, ensina o usuário a fazer receitas culinárias práticas a partir de vídeos e, com isso, o empodera.
“Nunca antes uma empresa de conteúdo ganhou esse título. Quem normalmente ganhava eram empresas de tecnologias como Oracle e Tesla. Isso mostra o quanto esse cenário mudou e como o conteúdo é relevante hoje”, comenta o especialista.
Ter um conteúdo de “how to” que ensina as pessoas a fazerem determinada coisa é uma ótima alternativa para gerar engajamento. Segundo o VP, esse tipo de material, normalmente, tem muitos compartilhados nas redes sociais.
Durante a palestra, Belardo ressaltou que o principal atributo de um bom conteúdo é o share. Por isso, antes de colocar o conteúdo no ar, você precisa se fazer duas perguntas básicas:
Se você chegar à conclusão que poucas pessoas fariam isso, então sua estratégia precisa ser repensada. “Você pode comprar muitas métricas nas redes sociais, mas o compartilhamento não. E se o cara compartilha aquilo, ele acredita no que está escrito”, afirmou Belardo.
Um conteúdo de qualidade também é a alternativa para driblar os adblockers, que, cada vez mais, são utilizados pelos usuários. De acordo com o especialista, em 2015, no Brasil, foram gastos R$ 22 milhões com os bloqueadores de anúncios e, no ano passado, esse número praticamente dobrou.
O VP do BuzzFeed terminou sua apresentação com uma dica para os participantes do evento:
“Quando se trata de conteúdo, as coisas mudam rápido e vão mudar mais rápido ainda. Por isso, trabalhar com conteúdo é um aprendizado constante. Então, não leve tão a sério quando você comete um erro, mas tente aprender com ele”.
* Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou na Investe São Paulo com assessoria de imprensa e, hoje, atua na equipe de Conteúdo do Digitalks.
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