Notícias

Com o advento da Computação em Nuvem os navegadores da web se tornaram uma ferramenta mais poderosa?

Estamos cada vez mais conectados à internet e isso não é uma novidade. Acesso às redes sociais, jogos e serviços de notícias, além de serviços essenciais como pagamento de contas que podem ser realizadas online, utilizando um navegador web. E tudo isso ficou mais fácil com o advento da computação em nuvem.

cloud computing

Computação em nuvem: o que é e para que veio?

O termo nuvem já faz parte do vocabulário de qualquer usuário de internet. Você, com certeza, já utilizou esse recurso para salvar algum arquivo online. Mas você sabe o que é a computação em nuvem?

A computação em nuvem (ou cloud computing) nada mais é do que a oferta de recursos de computação que podem ser acessados pela internet, sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo. 

Uma breve história da computação em nuvem

Pode parecer uma nova tecnologia, mas a computação em nuvem é utilizada desde 1950. Grandes organizações possuíam um computador central e o acesso por diferentes usuários era realizado através de estações dentro da organização. 

Porém, o termo foi utilizado pela primeira vez no ano de 1997 pelo acadêmico Ramnath Chellappa. 

Com o passar dos anos houve o desenvolvimento da tecnologia, que começou a ser oferecida comercialmente em formato público, privado e híbrido. 

Quando utilizamos os serviços na nuvem?

Ela está presente em nosso dia-a-dia, seja no envio de e-mail, no armazenamento de fotos e arquivos pessoais, backup de dados, aplicativos online e muito mais. Inclusive aqui, neste artigo que você está lendo.

Servidores, banco de dados corporativos, aplicativos, software e muito mais são hospedados por provedores em um espaço (nuvem) remoto que pode ser acessado sob demanda pelo usuário. Os provedores da nuvem possuem data centers gigantescos, que armazenam os serviços que você pode acessar de qualquer lugar utilizando apenas um dispositivo com acesso à internet.

A computação em nuvem também está presente nos serviços de streaming de jogos, por exemplo. É possível acessar jogos RPG para PC, que são ricos em gráficos de alta qualidade e com possibilidade de múltiplos jogadores, que podem ser jogados diretamente no navegador, sem a necessidade de baixar qualquer tipo de aplicativo. Graças a computação em nuvem!

Essa metodologia veio para reduzir custos de infraestrutura e aumentar a acessibilidade de dados via internet ou rede privada. Com ela é possível utilizar vários recursos de computação sem a necessidade de instalar aplicativos no dispositivo. Desta forma, é possível reduzir a utilização de hardware e até mesmo aumentar a vida útil do seu computador ou celular.

Navegadores da Web como sistema operacional

Hoje em dia, um navegador web, ou simplesmente navegador, não é apenas uma ferramenta utilizada para explorar a internet. Ele funciona, praticamente, como um sistema operacional, gerenciando e administrando recursos online.

Com essa ferramenta é possível realizar diversas tarefas, utilizar serviços de streaming sem perder a qualidade visual. Muitos navegadores suportam aplicações de alta potência, como os jogos online que são executados na nuvem. 

O desenvolvimento dos navegadores tem acompanhado a demanda da indústria de jogos, que tem crescido mundialmente e aumentado a oferta de jogos de navegador, processados na nuvem com a mesma qualidade gráfica dos jogos de console, graças à evolução da infraestrutura desses provedores. 

Os navegadores possibilitam realizar tarefas sem instalação de aplicativos. Como:

  • realizar vídeo chamadas de alta definição;
  • editar vídeos, fotos e documentos;
  • utilizar streaming de música, vídeo, jogos e muito mais.

Existem vários navegadores de internet mundialmente conhecidos, como Google Chrome, Microsoft Edge, Safari, e outros com menor participação no mercado. 

Os navegadores estão sendo desenvolvidos e aperfeiçoados para proporcionar ao usuário maior rapidez e melhor acessibilidade dos serviços e aplicativos online.

Isso porque o tempo de carregamento da página também depende do navegador.

Outro fator importante é a segurança proporcionada pelos navegadores. Com o aumento do armazenamento de dados na nuvem, um navegador que oferece mais segurança e privacidade no acesso à internet é fundamental. 

Os melhores navegadores também oferecem ferramentas para integrar aplicativos online e sincronizar dispositivos, facilitando o acesso aos recursos da nuvem. 

Navegador web como facilitador de acesso à computação em nuvem

Com o advento da computação em nuvem, o uso dos navegadores de internet se torna fundamental. Afinal, o que seria uma nuvem sem uma ferramenta dinâmica de acesso à internet para preenchê-la?

Ao passo que optamos por utilizar mais os serviços na nuvem, para evitar maior investimento em hardware e memória física em nossos dispositivos, nos tornamos mais dependentes do uso dos navegadores. 

Sem um navegador o acesso à internet não seria tão dinâmico. Afinal, com o navegador é possível realizar buscas, manter várias guias abertas ao mesmo tempo e acessar websites sem a necessidade de memorizar todos os domínios. 

Além disso, os navegadores oferecem extensões e interface para otimizar a navegação, facilitando a vida do usuário.

Afinal, os navegadores web se tornaram uma ferramenta mais poderosa?

Com o desempenho dos navegadores, funcionando com as características de um sistema operacional, os aplicativos online podem ser utilizados com a mesma qualidade, ou até mesmo superior, aos aplicativos armazenados no disco rígido do computador.

Assim, os navegadores aumentaram sua importância com o advento da computação em nuvem visto que muitos arquivos e aplicativos não precisam mais estar armazenados no hardware do dispositivo. Basta um bom navegador para acessar a internet e você terá acesso à tudo na palma da sua mão.

Comentários

PUBLICIDADE