Segunda-feira, 03 de julho de 2017
O objetivo de qualquer empresa, além de se tornar conhecida no mercado, é conquistar mais clientes. De acordo com Caito Maia, fundador da Chilli Beans, é possível atingir essas metas apenas mudando suas atitudes. Durante sua palestra, no Digital Commerce, evento que aconteceu na última quinta-feira, dia 29 de junho, o empresário deu algumas dicas.
Não adianta querer atingir todos os públicos. É melhor falar para 100 pessoas que têm potencial de se tornarem compradores da sua marca ou para 1000 que talvez nem precisem do serviço ou produto que você vende?
Também não faz sentido querer vender exatamente todos os produtos que a sua concorrência comercializa. Nesse caso, o empresário deu o exemplo dos óculos inteligentes, produto que algumas marcas lançaram no mercado. Segundo ele, a Chilli Beans não pretende investir nesse item porque esse não é o foco do público-alvo da marca.
Maia também destacou que é importante investir na segmentação não só do seu público-alvo, mas também dos produtos que a sua empresa vende e das campanhas que ela divulga. Todas essas ações tendem a aproximar cada vez mais a marca do consumidor, como citou o CEO: “Só de segmentar a campanha, o consumidor já se acha”.
O consumidor é multicanal, por isso, é importante desenvolver uma estratégia omnichannel e estar presente em diversos canais de comunicação. Maia lembrou que, além de se comunicar com o cliente por veículos diferentes, é essencial manter um padrão de comunicação e a identidade da marca em todos os canais.
Durante a palestra, o empresário comentou que as marcas americanas viciaram o consumidor em descontos e, em função disso, a margem de preço dos produtos caiu muito. “Para esses consumidores, o que importa não é a marca e sim os descontos”.
Essa estratégia pode ser muito perigosa, visto que, falta uma ação para conectar realmente a marca com o cliente. Promoções fazem o consumidor ficar feliz por um tempo, mas quando você parar de dar descontos, o cliente tende a trocar a sua marca por outra com um preço menor.
Além de pensar em ações que coloquem a sua marca em evidência, é necessário valorizar os produtos ou serviços que você vende. Uma tática para se destacar da concorrência é mostrar para o cliente porque o seu produto é único e melhor que os demais.
“Há dez anos atrás eu comecei a ver que se eu continuasse vendendo óculos de sol, eu ia morrer. Então eu comecei a inventar histórias por trás desses óculos”, explicou Maia.
O executivo deu como exemplo campanhas de óculos personalizados e diferenciados, como os Óculos Multi, que consistem em lentes de óculos de sol, que podem ser acopladas em armações de óculos de grau. Maia também comentou sobre as ações publicitárias que fez com grandes astros da música como Rita Lee e Iggy Pop, com o objetivo de diferenciar o seu produto e sua marca das demais concorrentes.
Para finalizar, o dono da Chille Beans recomendou aos empresários que não deixem o offline de lado.
“Eu não acredito que uma empresa pode ser só construída online. O cliente precisa ter o contato com o produto”.
Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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