Sexta-feira, 20 de julho de 2018
A Associação Brasileira de Agentes Digitais de São Paulo – ABRADi-SP – lançou na última quarta-feira (18) à noite, no Campus Google, o Guia de SEO ABRADi-SP 2018. O material é um guia completo sobre o que é o SEO (Search Engine Optimization), como funciona o trabalho feito por agentes e agências digitais, quais são as etapas e nomenclaturas chaves e qual é o tempo necessário para obter resultados e aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. O Guia é gratuito e pode ser baixado pelo site da ABRADi
O presidente da ABRADi-SP, Daltro Martins, falou sobre a importância de ter um Guia de SEO. “É um mercado de grandes oportunidades e que carrega consigo as complexidades das tecnologias disruptivas. Os especialistas precisam acompanhar a transformação digital e a 4a Revolução Industrial para posicionar clientes na primeira página. Só o Google, maior buscador do mundo, recebe por dia 3,5 bilhões de buscas e 1,2 trilhões ao ano. A cada segundo, 44 mil buscas por informações, produtos ou serviços são processadas pelo Google. Não há mais como olhar para o Marketing e Comunicação sem o SEO”, enfatizou o presidente da ABRADi-SP, que também é diretor da RMA Comunicação.
O diretor dos comitês e vice-presidente da ABRADi-SP, Rodrigo Oliveira, fundador da VitaminaWeb fez o agradecimento às agências especialistas em SEO, que desenvolveram o Guia de SEO ABRADi 2018, e às agências que desenvolveram a primeira versão em 2016 e ressaltou que “a ABRADi-SP mais uma vez entrega ao mercado digital uma contribuição extremamente relevante, tanto para as agências digitais que trabalham com o SEO e precisam estruturar uma operação profissional, quanto para os clientes, que agora vão conseguir compreender com profundidade o SEO, seus desafios e o que é um trabalho de qualidade neste mercado.”
O Guia de SEO ABRADi-SP 2018 mostra que SEO é muito mais do que uma ferramenta de busca. De fato, o SEO segundo a definição dos especialistas do Guia é o conjunto de estratégias e de atividades do marketing digital, que visam aumentar o posicionamento de site e ou páginas, nos mecanismos de busca. “Por conta da própria dinâmica do negócio de SEO, o conteúdo do Guia foi praticamente todo reformulado e com dúvidas frequentes do mercado”, conta Daniel Gaz, coordenador do Comitê que desenvolveu o Guia de SEO ABRADi-SP 2018 e sócio diretor da DGAZ Marketing. “No primeiro Guia estávamos mais preocupados em definir SEO e padronizar nomenclaturas. Neste atual, contamos também com dicas de linkagem interna, velocidade do site, mobile first, segurança web e outros”, explica o coordenador do Comitê.
Este ano, o Guia de SEO ABRADi-SP 2018 ficou menos técnico, mais didático e esclarecedor ao comprador dos serviços. “Revisamos todas as estratégias usadas e as inserimos exemplos das implementações e práticas que aplicamos cotidianamente. O leitor vai encontrar informações sobre como escolher uma agência de SEO, que tipo de trabalho pode esperar de um profissional desta área, quantas horas os serviços demandam e qual é o preço médio da hora de trabalho dos profissionais em suas respectivas funções, entre outras”, conta o coordenador do Comitê que desenvolveu o Guia de SEO ABRADi-SP 2018.
O Guia de SEO ABRADi-SP 2018 possui um extenso glossário explicando os principais conceitos e terminologias do mercado, o que ajuda a padronizar a nomenclatura entre agências. Além disso, possui nesta nova versão uma sessão para esclarecer dúvidas comuns, tais como “Qual é a diferença entre SEO e links patrocinados?” e “Por que eu preciso do SEO em meu site?”, entre outras.
O conteúdo do Guia de SEO ABRADi-SP 2018 foi desenvolvido pelas agências especialistas em SEO associadas AW Digital, Carranca, Cryah Agência Digital, DGAZ, DIGY Services, Lobe Tecnologia e VitaminaWeb e o Guia aborda as etapas do SEO do começo ao fim nos capítulos Planejamento, Sugestões e Implementações, Conteúdo, Link Building, Mensuração, Treinamento, Técnicas Complementares (UX e Conversão), Carga Horária, Cargos e Salários.
Comentários