Terça-feira, 22 de março de 2022
O Guia de E-Commerce ABRADi 2022 está disponível para download gratuitamente e aponta para a nova realidade: o e-commerce tornou-se core da operação para muitas empresas.
A ABRADi, Associação Brasileira dos Agentes Digitais, acaba de lançar o Guia de E-Commerce edição 2022, conteúdo desenvolvido por 41 especialistas em e-commerce que são referências no mercado. O Guia está disponível para download gratuitamente. São 415 páginas e 15 capítulos, que analisam as mudanças vivenciadas no e-commerce nestes últimos dois anos, apresentam as melhores práticas do mercado para negócios de sucesso, com destaque para os pontos aos quais os empreendedores e as agências especialistas precisam entender para executar um bom trabalho.
“A maior mudança está em algo que sempre foi dito, mas nunca foi tão compreendido como agora. O cliente precisa estar no centro do negócio, é urgente que as empresas integrem as vendas de lojas físicas e online e é essencial que as plataformas tenham uma experiência encantadora para o cliente e consigam acompanhar o cenário de constantes mudanças com agilidade”, afirma Gustavo Chapchap, líder do Comitê que desenvolveu o Guia de E-Commerce ABRADi 2022 e CMO da JET/Zap Commerce. “O Guia explica assuntos estratégicos, como por exemplo a necessidade de integração entre ambientes físicos e online nos negócios (operações omnichannel), sempre com foco no que interessa de fato, o ponto de vista do consumidor”.
“É a primeira vez que conseguimos tantas referências de mercado para um mesmo conteúdo. E temos orgulho de dizer que este Guia foi produzido por profissionais e empresas que se destacam no segmento, muitos dos quais tocam as principais operações de e-commerce de multinacionais e marketplaces dos mais renomados. O Guia traz um conteúdo extremamente rico tanto para as agências digitais e agentes, quanto para o próprio empreendedor em sua jornada”, explica a presidente da ABRADi, Carolina Morales, CEO da IComunicação.
As inovações do Guia de E-Commerce ABRADi já podem ser vistas no primeiro capítulo, que fala dos diferenciais de cada modelo de negócio. A maioria das pessoas já ouviu falar do modelo de e-commerce B2C (Business to Consumer), onde empresas vendem produtos direto ao consumidor, e do modelo B2B (Business to Business) – vendas de empresas para empresas. No entanto, você conhece o D2C? A sigla vem do inglês Direct to Consumer, ou direto ao consumidor, e estamos falando de indústrias que passaram a vender diretamente para o consumidor final, sem revendas ou lojas intermediando a venda final. Sim, este é um novo cenário que ganhou força nestes últimos anos, impulsionado pela necessidade e urgência de digitalização na indústria.
“Se antes da pandemia o digital era tendência, depois tornou-se pendência. As empresas que não estavam neste processo tiveram grandes problemas. As que estavam, aceleraram e perceberam que o e-commerce acabou tornando-se o core da operação. E esta é uma mudança que veio para ficar”, enfatiza Chapchap.
Ainda no primeiro capítulo, aparecem os modelos de negócios B2B2C (Business to Business to Consumer) e o C2C (Consumer to Consumer). Esta última modalidade, muito reconhecida por empresas como Enjoei e Desapega, conquistou crescimento considerável durante o período de pandemia, não só pela necessidade de nova renda, mas também devido ao aumento da conscientização sobre sustentabilidade. Ainda o Social Commerce, vendas por meio das redes sociais que vimos crescer intensivamente, com destaque para vendas online via Whatsapp, seguidas de Instagram e Facebook, e o Live Commerce, modalidade que traz uma transmissão de vídeo ao vivo pelas redes sociais ou outras plataformas, incluindo TVs para uma venda.
O segundo capítulo fala sobre Planejamento e destaca a importância da Gestão aliada ao uso de dados dos clientes. “O desempenho de um bom gestor de e-commerce depende da habilidade dele de extrair dados da operação em tempo real para a tomada de decisão rápida e assertiva”, afirma o CMO da JET e líder do Comitê de E-Commerce da ABRADi.
O Guia de E-Commerce ABRADi 2022 ensina o empreendedor a entender todos os tipos de plataformas de e-commerce que existem, o que é omnicanalidade, trata de questões de segurança de informação, recursos e ferramentas de SEO para melhorar a sua busca orgânica, estratégias para vender mais – utilizando por exemplo a força dos marketplaces, como entender o papel das redes sociais no e-commerce, como e quando usar os meios de pagamentos, a complexidade da operação logística, questões jurídicas e full commerce. O ROI, a performance, a evolução sustentável do e-commerce e todos os pontos para gerar um negócio de sucesso.
O Guia foi produzido pelos especialistas Gustavo Chapchap (JET/ZapCommerce); Hygor Roque (StarEcom); Aline Ferreira (FICO); André Santos (Mercado Livre); Angelo Vicente (Selia Full Commerce); Bruna Rodrigues e Diego Ivo (Conversion); Bruno Kerber (Lexos); Caio Comerlato (Tiny ERP); Cleber Piçarro (Nerus S/A); Edilene Loiola (Soulog); Edmee Moreira (Semantix Brasil); Elisangela Peña Munhoz e Maurici Junior (ComSchool); Elvis Gomes (Painel10); Eduardo Oliveira (F1 Commerce); Fabio Fialho (Infracommerce); Felipe Beraldo (Ciclo, Inteligência em E-commerce); Felipe Macedo e Renan Mota (Corebiz), Fernando Mansano (ComEcomm); Gustavo de Paula (ClearSale); Helenice Moura ( A Liga Digital); Igor Simas (Agência f.up); Karina Portugal (Feedzai); Leandro Gorzoni (Yooper Digital Marketing); Luiz Tardelli (GETBOTS); Marcelo Roque (Preço Certo); Mariana Castriota (Magazine Luiza); Mateus Toledo (MT Soluções); Raphael Ferrari (Sanders Digital);– Rodolfo Helmbrecht (ANYMARKET); Rodrigo Amaral (JET); Rodrigo Augusto (SERI.E DESIGN); Rodrigo Maruxo (Maruxo Consultoria & Treinamento); Samuel Gonsales (E-Commerce Brasil), Tatiane Souza (Mercado Pago); e Fabiane Nitsche, Lygia Maria Moreno Molina Henrique, Marcelo Chiavassa de Mello Paula Lima e Vitor Morais de Andrade (Morais Andrade Advogados).
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