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94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento

Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada em 2021, 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. O número reforça que cada vez mais as empresas estão explorando as possibilidades da internet como forma de alavancar negócios, gerando mais visibilidade e oportunidades, porém como o campo ainda é muito recente, existem muitas dúvidas acerca do marketing digital.

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, é importante que as pessoas saibam, primeiramente, identificar o que é o marketing digital para depois entender onde e como essa ferramenta pode ajudar. “O marketing digital nada mais é que um conjunto de informações gerenciadas através dos canais e meios digitais, com intuito de alavancar empresas, marcas e ou produtos. Nele a empresa tem um leque de possibilidades de investimento que, em linhas gerais, se dividem em ações pagas, como anúncios, e ações orgânicas, como a produção de conteúdo”, explica..

Frederico conta que o mais importante é fazer um planejamento de marketing e comunicação que una as possibilidades existentes no ambiente digital com o que é relevante para aquela empresa em específico. “É possível utilizar blogs, sites, e-mails, redes sociais e outros canais. Tudo isso vai atrair e criar uma conexão com o público, porém é primordial saber adequar os objetivos da empresa ao ambiente virtual, para realmente atingir os potenciais clientes e para isso ter as informações corretas passa a ser fundamental”, explica o especialista.

Para ajudar a entender mais sobre o marketing digital, Frederico aponta alguns mitos e verdades sobre esse ambiente:

1 . Marketing digital é barato

Parcialmente verdade – uma vez que se feito de forma eficaz, retorna para o caixa com amplo lucro. Porém, um desempenho positivo em comunicação digital exige tempo, conhecimento e profissionais capacitados, o que demanda um certo investimento. Porém, se comparado com as mídias tradicionais, o marketing digital se molda melhor a diferentes capacidades financeiras, principalmente se contar com uma estratégia de marca eficaz e com foco no cliente.

2. Devo estar em todas as redes sociais

Mito – a sua empresa deve estar onde o seu público está, para isso a melhor estratégia é levantar dados de quais plataformas digitais correspondem ao momento de interesse do cliente, quando busca as soluções que seu negócio promove. Não é produtivo dispender esforço e recursos, em locais onde o cliente não compraria.

3. Um site responsivo e eficaz é fundamental

Verdade – A maioria dos consumidores entende que posição orgânica no Google é proporcional a importância da sua empresa no segmento. Seu site será penalizado se não for capaz de se adaptar a diferentes dispositivos, como tablets e smartphones. Precisa traduzir também, da forma mais simples possível, porque o cliente deve escolher seu negócio. Além disso, 60% das buscas no Brasil são feitas via celular.

4. Ter um blog no site é importante

Verdade – blogs fazem parte da estratégia de produção de conteúdo, que é essencial para o Inbound Marketing. Além disso, hoje eles são mais que diários virtuais, se tornaram uma forma simples e dinâmica de organizar material atualizável dentro de um site. Um blog também pode oferecer conteúdo relevante para o seu público, trazendo atualizações constantes de informações que são bem vistas pelo Google, que retribuirá o esforço ranqueando bem o seu site nos buscadores. Por meio do blog, também podem ser feitas estratégias com a utilização de palavras-chave do seu negócio, o que também ajuda a aparecer entre os primeiros resultados do Google.

5. Se meu negócio é pequeno, não preciso de marketing digital

Mito – o público comprador ou que está em busca de prestação de serviços está cada vez mais usando o ambiente virtual para encontrar o que quer. Sendo assim, independente do tamanho do seu negócio, se ele souber usar a estratégia de produção de conteúdo de forma correta, ele pode se tornar referência na sua área de atuação.

6. Inbound Marketing é importante

Verdade – o Inbound Marketing, ou marketing de atração, usa a produção de conteúdo para atrair o público que chega ao seu negócio por meio das informações relevantes para o consumidor. São inúmeras as estratégias usadas como e-books, posts em blogs, redes sociais, manuais, tutoriais, webinars e, é claro, os livros virtuais ou e-books.

7. Posso investir apenas em marketing digital

Mito – A comunicação e o marketing devem ser vistos como uma estratégia completa, que usa o marketing digital como uma das correntes para fortalecer a sua marca, negócio ou produto. Porém as estratégias tradicionais também devem fazer parte do pacote.

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