Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018
Entretenimento, dispositivos inteligentes e história serão algumas das palavras de ordem no campo da comunicação digital, este ano. A Kantar Millward Brown reuniu algumas das tendências para 2018 e elaborou uma lista com oito previsões que foram divulgadas em uma matéria publicada no site Marketeer.
De acordo com a consultora, os anunciantes vão começar pela história, ou seja, dar mais espaço à narrativa e à mensagem que querem fazer passar. No fundo, deixarão de olhar o mundo pela perspectiva da execução publicitária e passarão a apostar em conteúdos inspiradores.
Também conhecido como branded content, este tipo de abordagem surge em linha com a primeira previsão. As marcas começarão a utilizar cada vez mais o vídeo e o entretenimento como formas de comunicar os seus produtos e serviços. O objectivo é desenvolver experiências mais imersivas, emocionais e envolventes.
A possibilidade de recorrer a comandos de voz para facilitar o dia-a-dia vai levar a um aumento na adoção de dispositivos móveis (smartwatches, colunas como o Amazon Echo…).
Na sequência do foi acontecendo no ano passado, os walled gardens vão tornar-se cada vez mais populares, uma vez que permitem maior controlo por parte dos anunciantes e agências de meios.
De acordo com a Kantar Millward Brown, o marketing vai evoluir de um sistema baseado em algoritmos para outro baseado em inteligência artificial. Apesar de o marketing digital continuar a ter como pilar os algoritmos, começaremos a ver um aumento da utilização de inteligência artificial, nomeadamente na resolução de novos desafios.
O paradigma Over-the-Top (OTT) deverá impactar a forma como medimos os resultados de campanhas publicitárias. Isto significa que escala passará a ser um dos fatores mais importante quando o assunto é métricas.
Em 2018, os anunciantes irão questionar o papel do digital no ecossistema de mídia. Por seu turno, as agências de meios, os publishers e os parceiros de pesquisa terão que estar prontos para responder a todas as perguntas que surjam.
A Kantar Millward Brown prevê que, este ano, o verdadeiro ROI de mídia se transformará numa viagem acelerada, em que criativos e mídia terão que trabalhar lado a lado, em sintonia. Só assim será possível conquistar contínuas melhorias, tanto a nível de marca como de vendas.
*As informações foram divulgadas pelo site Marketeer.
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