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5 dicas de comunicação para ajudar startups

Uma mensagem estruturada, aliada com ferramentas de marketing digital, podem ser importantes para empresas retomarem ritmo de crescimento

 

Todo final e início de ano vemos um cenário parecido: é o momento em que muitas empresas analisam seus balanços e definem as estratégias para os meses que seguirão. No caso das startups, que navegam em um período pós-boom de investimentos no setor, é fundamental tomar decisões certeiras, que tenham impacto direto nos resultados.

Em 2021, o investimento em venture capital – destinado principalmente às startups, teve valor recorde de R$ 46,5 bilhões, de acordo com levantamento da ABVCAP – Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital. Em 2022, com a retração global da economia, o cenário de investimentos voltou para uma posição mais conservadora. Até o terceiro trimestre de 2022, a ABVCAP registrou um total de R$ 22 bilhões no setor. Os valores são mais tímidos, mas mostram que ainda há boas oportunidades para investidores no mercado de inovação no Brasil. Entretanto, para conquistar investimentos em 2023, as startups precisam se diferenciar.

Nesse cenário, segundo Marina Mosol, sócia-fundadora da Agência NoAr, apostar em assessoria de imprensa e marketing é uma boa saída para se posicionar da melhor maneira no mercado.

“Ter uma assessoria de comunicação garante que a empresa seja vista pelo seu público de interesse e amplie suas oportunidades de negócios e crescimento, mesmo em um cenário desafiador. Cuidar da comunicação gera visibilidade, não só para novos clientes, mas também para possíveis sócios e investidores”, aponta Marina.

A seguir, ela apresenta 5 dicas efetivas que mostram como uma comunicação bem estruturada pode ser a maior aliada de uma startup para crescer no próximo ano. Confira:

Invista em um parceiro de comunicação especializado no seu segmento

Buscar uma agência de comunicação alinhada com o perfil da sua empresa é o primeiro passo para o sucesso da estratégia. No caso das startups, que são agéis e flexíveis, é ideal encontrar um parceiro que entenda a necessidade de resultados rápidos e calibragem de iniciativas. “Busque agências que façam um trabalho multidisciplinar, que alia estratégias de relacionamento com a imprensa com influenciadores, por exemplo”, aponta Marina. Além disso, para facilitar a escolha, se atente ao portfólio da agência e busque por cases de sucesso no seu segmento.

Crie conteúdos humanizados e bem direcionados

Entregas mais humanizadas têm feito cada vez mais sentido para as empresas se destacarem. Mesmo com a inteligência artificial em alta, a conexão emocional é essencial para bons negócios, incluindo a criação de comunidade para a geração de conversas mais humanas que influenciam a tomada de decisões. “Por mais que as startups estejam focadas em tecnologia, inteligência artificial e metaverso para crescer, a humanização tem se mostrado um diferencial dentro do mercado. Se as pessoas não se conectam emocionalmente com seu produto ou serviço, ele não será atraente para captar mais aportes e leads. Você não compra algo com o qual você não se conecta. É fundamental que uma empresa recém-lançada no mercado tenha em mente as key messages e a dor que quer ajudar a resolver”, reforça Marina.

Passe credibilidade desde o primeiro contato com o mercado

Novas startups surgem todos os dias, mas nem todas conquistam sucesso ou relevância a longo prazo. Se em 2021 tivemos mais de 340 novos unicórnios no país, o último trimestre deste ano mostra que a média de rodadas de investimento ficou em apenas US$ 71 milhões. Por conta disso, cabe à assessoria a missão de facilitar a conquista de credibilidade junto à mídia para destacar a empresa entre as demais.

“O time de comunicação tem o foco de nutrir bons relacionamentos com os veículos de imprensa e de transformar as mensagens em histórias e conteúdos que façam o jornalista se interessar pelo assunto, gerando reconhecimento e atenção para a marca. Na NoAr, por exemplo, desenvolvemos diversas trilhas de conteúdo, utilizando uma metodologia que direciona as sugestões para as mídias certas. Assim, conseguimos ter relevância em vários canais e editorias simultaneamente, aumentando a representatividade da marca”, afirma Marina.

Alinhe o discurso com todos os porta-vozes da empresa

Não são poucos os casos de porta-vozes que acabam cometendo gafes em entrevistas por falta de treinamento ou nervosismo. Nesse caso, a equipe de comunicação vai preparar e treinar todo o time de executivos para que possam comunicar as ideias da companhia da melhor forma possível para a imprensa.

“Reforçamos a importância de ser transparente, mas também de tomar alguns cuidados para evitar ruídos, especialmente com dados ou projeções”, pontua Marina.

Aposte na comunicação integrada para melhores conexões

O trabalho em conjunto entre todas as frentes da comunicação é de extrema importância para o sucesso das estratégias propostas no planejamento. Para seguir em constante crescimento, o time de PR cria oportunidades de crescimento na imprensa, enquanto o time de marketing digital foca em estratégias com foco em growth e geração de leads de qualidade.

“A união de ferramentas do marketing digital com assessoria de imprensa potencializam e humanizam as entregas para o público-alvo. A intenção é criar novas experiências de acordo com o posicionamento de mercado da empresa, além de se manter sempre em alta”, finaliza.

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