Sexta-feira, 25 de março de 2022
Em comum, essas tendências colocam o consumidor e empresas no centro da atuação, da energia e das decisões do ecossistema de transferências digitais, projetando um caminho de movimentações financeiras mais confiáveis, seguras e simples.
No Brasil, 96% das pequenas empresas com presença digital afirmam que se mantiveram nos últimos dois anos graças ao e-commerce, segundo dados da pesquisa global “Visa Back to Business — 2022 SMB Outlook”. Para estes empreendedores brasileiros, aceitar novas formas de pagamento é fundamental para o negócio e a digitalização não é mais um meio de se reinventar e sobreviver, mas uma forma de crescer em um mundo de novas realidades. Ainda no mesmo cenário, 58%, afirmaram que já operam ou pretendem operar totalmente cashless nos próximos dois anos.
O estudo revelou também que 97% dos consumidores brasileiros pretendem continuar usando pagamentos digitais tanto quanto, ou até mais, do que em 2021: 50% afirmaram que pretendem abandonar totalmente as cédulas e moedas neste mesmo período.
Com base neste panorama, a Visa do Brasil aponta algumas tendências de mercado que já vêm se consolidando nos últimos anos:
As criptomoedas ganharam a atenção de consumidores, investidores e desenvolvedores e sua adoção deve aumentar. Entre os pequenos empresários brasileiros, 32% declararam que têm a intenção de aceitar criptomoedas ainda em 2022, segundo o estudo “Visa Back to Business”. Atualmente, a Visa atua com 65 plataformas em programas de cartão que facilitam a conversão e o uso de moedas digitais em mais de 80 milhões de estabelecimentos. Movimentando, de outubro a dezembro de 2021, com cartões linkados com cripto US$ 2,5 bi.
Muitas das recentes evoluções nos pagamentos se devem a um maior foco na experiência e nas necessidades do B2C (business to consumer). Mas muitos se esquecem do potencial no atual ecossistema B2B (business to business), formado por pessoas e empresas que também buscam mais conveniência, segurança e velocidade. A partir dessa demanda, acreditamos que haverá um aumento na digitalização e inovação nessa área.
Vemos novos sistemas, redes e soluções de pagamento sendo desenvolvidos, especialmente por fintechs se multiplicando. E, conforme os pagamentos em tempo real, a transparência, a rastreabilidade e a experiência geral do consumidor são melhorados e modernizados, evoluções semelhantes na movimentação de fundos entre empresas podem e precisam ocorrer também.
Por aqui, entre outras frentes, temos nos dedicado a contribuir para simplificar, agilizar e garantir a segurança de pagamentos comerciais internacionais. Criamos a plataforma Visa B2B Connect, uma rede inovadora, interoperável e aberta por meio da qual emissores e seus clientes podem enviar e receber pagamentos corporativos internacionais B2B (de empresa a empresa) com rapidez, segurança e baixo custo operacional.
2022 será um período de aplicação do Open Banking em todas as suas funcionalidades. Até o fim do primeiro semestre, a integração dos dados deve ser sentida na prática.
O sistema financeiro aberto é bom tanto para consumidores quanto para empresas. Por exemplo, por meio de APIs e com o consentimento do cliente, seus dados financeiros sejam compartilhados com terceiros que desenvolvem serviços para facilitar a organização da vida financeira. Com o início efetivo do open banking, o número de produtos focados no uso dessas informações deve crescer significativamente, o que trará ainda mais inovação para o setor.
Para ilustrar, há o exemplo da Celero, uma ferramenta que potencializada pelo open banking, busca beneficiar substancialmente a vida das pequenas e médias empresas (PMEs) nacionais. Em 2022, a Visa e a Celero passam a oferecer a solução aos emissores, credenciadores e parceiros.
Com o advento do open banking, o usuário desta solução da Celero poderá reunir todas as informações financeiras da sua empresa nesse ambiente, além de contar com inteligência artificial para gerenciar notas fiscais, recibos e boletos. Para os emissores, credenciadores e parceiros, o software gera dados confiáveis, que podem ser usados para ofertar produtos personalizados e facilitar acesso a crédito.
O pagamento por aproximação é uma tendência global que deve continuar se popularizando. Dados da Visa Consulting & Analytics, divisão de consultoria da Visa, mostram que, no Brasil, o pagamento por aproximação com credenciais Visa cresceu em 700% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Essa modalidade de pagamento também representou mais de 25% do total de transações presenciais realizadas com Visa no país em dezembro de 2021.
Em comum, essas quatro tendências colocam o consumidor e empresas no centro da atuação, da energia e das decisões do ecossistema de transferências digitais, projetando um caminho de movimentações mais confiáveis, seguras e simples.
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