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4 práticas comuns de marketing digital adaptadas para os aplicativos móveis

Por Polly Alluf, para o site MultiChannel Merchant 

 

Marqueteiros e websites. Essa é uma história de amor que dura mais de uma década. Durante esse período, os marqueteiros digitais têm melhorados suas habilidades com as tecnologias de marketing web, tais como: a automação de marketing, o gerenciamento de sistemas de conteúdos e análises. Através disso, os profissionais pretendem encantar visitantes e aumentar as conversões. Essa meta não faz parte somente da realidade dos marqueteiros web – os mobile marketers também querem atingir esse objetivo.

Não há como prever em que momento os seus clientes vão escolher aproveitar os seus produtos e serviços, porém, é importante saber que os usuários de aplicativos, assim como os consumidores das lojas físicas e dos sites, desejam ter uma jornada digital personalizada e contextual.

Vamos explorar 4 práticas básicas do marketing digital e explicar como elas pode (e devem) ser utilizadas nos aplicativos.

 

Formulários

Existe uma infinidade de boas práticas em relação aos formulários web, mas vamos manter o foco somente em algumas. Primeiro e acima de tudo, os formulários web devem ser curtos. Além disso, a localização do questionário e a ordem dos campos que devem ser preenchidos, também são cruciais.

No mobile, o tempo e os momentos que você tem para atrair a atenção dos usuários são mais escassos que no desktop, por exemplo. Se o formulário do seu app mobile não pode ser curto, é melhor que seja exibido em apenas algumas etapas. Também é importante perguntar aos usuários somente os dados mais essenciais para que eles continuem no seu aplicativo.

Tempo e relevância são tudo. Você precisa ter certeza que o formulário é relevante para os interesses do usuário e mostrá-lo no momento mais propicio para aumentar as chances do questionário ser submetido. A melhor hora para pedir detalhes pessoais é quando você quer que seus visitantes se tornem usuários registrados.

Por exemplo, no caso abaixo, usuários são convidados a se registrarem com um endereço de e-mail para ganhar os sapatos de salto alto dos seus sonhos.

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Através dessa ação promocional, esse aplicativo de varejo está reforçando a comunicação externa com seus clientes enquanto oferece um produto relacionado aos interesses dos seus usuários.

 

Pesquisas

Você provavelmente está mandando e-mails com pesquisas para avaliar o feedback e a satisfação dos seus clientes, certo? Ou talvez você peça o feedback dos seus usuários por meio de um banner no seu website. Em qualquer um desses casos, o seu objetivo é saber se seus clientes estão felizes com seus serviços e se eles aproveitaram a experiência com a sua empresa.

Se o seu intuito é pedir um feedback sobre as características ou as funcionalidades do seu aplicativo, faça essa pesquisa assim que os usuários terminarem de usar o aplicativo. Por exemplo, um app de hotel deve pedir a opinião dos hóspedes sobre a estadia, logo depois que os clientes fizerem o check-out. Desta forma a experiência ainda vai estar fresca na mente dos usuários.

Por outro lado, se você simplesmente quer ter uma ideia geral de quanto os clientes gostaram do seu app, então é melhor testar a localização e o tempo desse questionário no seu aplicativo, a fim de descobrir quando e onde os usuários são mais responsivos.

Pesquisas são uma ótima maneira de conversar com seu usuário. Tenha certeza que você fará isso de forma cuidadosa e não apenas coletando informações, mas também respondendo apropriadamente ao feedback que você receber.

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É preciso enviar uma pesquisa mobile no momento certo para o usuário. Depois responder cada um dos feedbacks apropriadamente.

Videos

Nos websites, existem dois principais tipos de vídeos. O primeiro é usado para apresentar os usuários à marca ou estreitar a conexão entre ambos. O outro tipo ajuda a apresentar os usuários para um produto ou explicar o funcionamento do mesmo.

Como você já deve saber, as mais recentes estatísticas provam que os Millennials preferem consumir vídeos em aplicativos móveis, então não há razão para não utilizar vídeos explicativos (e outros tipos de vídeos) adaptados ao contexto da sua audiência.

Por exemplo, um app de um banco pode conter vídeos para apresentar aos seus clientes um novo serviço online.

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Permita que seus usuários consumam sua oferta de uma maneira atrativa. Monitore as estatísticas para melhorar sua mensagem para vários segmentos.

 

Landing pages

Na web, as landing pages são designadas para proporcionar a conversão ideal de usuários, reduzindo a distração e maximizando o contexto. No mobile, é preciso adotar uma prática similar para redirecionar as pessoas para os aplicativos, por meio das notificações de impacto.

Uma notificação de impacto é uma mensagem externa com conteúdo apelativo que motiva usuários a retornarem de volta para o app.

Uma prática comum, mas fracassada, é mandar para os usuários uma notificação de impacto que os direcione para a homepage do aplicativo, com o intuito de fazer com que eles encontrem o conteúdo relevante sozinhos. Uma solução melhor é usar deeplinks, mas essa alternativa também apresenta algumas limitações técnicas.

Qualquer notificação de impacto deve enviar o usuário para a tela mais relevante do aplicativo ou para uma página inicial que foi criada para suportar a mensagem que você mandou.

No exemplo abaixo, os usuários são direcionados para a tela relevante com a notificação de impacto para conhecer mais sobre ofertas veganas.
mobile6Direcionar usuários para as páginas iniciais com o intuito de filtrar conteúdo irrelevante e focar na nova oferta.

 

Ofertas personalizadas e contextualizadas =  valor agregado

Olhando para estas práticas, o denominador comum é a oportunidade de agregar valor para os usuários com ofertas personalizadas e contextualizadas, relacionadas ao que os usuários estão fazendo em tempo real no seu aplicativo. Essa é uma grande vantagem que o mobile tem sobre qualquer outro canal.

Os usuários de aplicativos têm grandes expectativas porque acreditam que você, enquanto um proprietário de um app, compreende os interesses deles e esperam que você aja a partir disso. Ironicamente, esta não é a forma como as coisas funcionam para muitas das grandes marcas de diversos setores. Aplicativos móveis são inerentemente rígidos e os longos ciclos de desenvolvimento junto com o processo de aprovação da app-store, impedem muitas iniciativas de marketing.

A boa notícia é, agora que você percebeu que pode ter o mesmo nível de independência, velocidade e flexibilidade que você tem na web e no e-mail marketing, você será capaz de aplicar seu antigo conhecimento e começar a usa-lo em campanhas no seu aplicativo para aumentar a lealdade e a conversão dos usuários.

 

Artigo escrito originalmente para o  para o site MultiChannel Merchant.

 

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