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3 dicas da Adidas para tornar o marketing digital da sua empresa mais efetivo

John Panighel, gerente Sênior de CRM e Marketing Digital da Adidas, dá dicas para quem quer elaborar estratégias de marketing realmente assertivas

 

*Por Bianca Borges

 

Muitas empresas se preocupam com os números e a performance de suas ações de marketing digital e quando o resultado não é favorável surge uma série de dúvidas e questionamentos, tentando apontar um culpado pelo resultado apresentado. Em muitos desses casos o erro poderia ter sido evitado se os profissionais conhecessem melhor o seu público-alvo e analisassem os dados fornecidos por eles. John Panighel, gerente Sênior de CRM e Marketing Digital da Adidas, falou sobre esse assunto no Congresso Ads&Performance promovido pelo E-commerce Brasil.

John Panighel, gerente Sênior de CRM e Marketing Digital da Adidas

 

Tenha metas e objetivos claros

Segundo o gerente da Adidas, o primeiro passo para o sucesso é estabelecer seus objetivos, onde você quer chegar. Comece definindo o que, de fato, você considera uma conversão. Para alguns pode ser o fechamento de uma venda, para outros a assinatura de newsletter ou até mesmo conseguir os dados de um possível cliente. “Para mim encontrar a minha loja já e uma conversão”, afirmou John.

Um ponto interessante apresentado pelo executivo ao qual as organizações precisam ficar atentas foi o fato da geração dos Millennials não gostar de passar informações e dados pessoais para as empresas. Por isso, pedir para um indivíduo desse grupo preencher um formulário em troca de um webinar ou algum material exclusivo da sua empresa pode não ser a melhor estratégia. Para o gerente da Adidas uma maneira bem interessante e efetiva de impactar esse público é através do envio de SMS. “Se você mandar uma mensagem de texto, os Millenials vão abri-la 90% das vezes. Esse é o novo canal de comunicação”, revelou John.

Além de definir as metas e objetivos é importante escolher também as maneiras como você vai mensurar todos esses dados, seja contabilizando as vendas, o número de visualizações ou curtidas e compartilhamentos nas redes sociais por exemplo.

 

Descubra quem é seu verdadeiro cliente

Não adianta querer aumentar a presença da sua empresa no mercado se você não sabe de fato quem é o seu cliente. John deu exemplo de algumas perguntas básicas que precisam ser respondidas para tornar qualquer campanha realmente efetiva. Veja abaixo:

 

Agora que você já conhece seu público-alvo chegou a hora de pensar qual a melhor forma de se comunicar com ele. Para isso, é essencial entender qual o ponto da jornada que cada consumidor está.

Você pode ter clientes que ainda estão no processo de conhecimento da sua marca, há aqueles que já confiam na sua empresa e apresentam forte intenção de fazer uma compra e outros que são verdadeiros promotores e advogados da marca e até indicam o produto e serviço que você oferece para outras pessoas.

Durante a palestra o gerente da Adidas mostrou um modelo de funil de marketing indicando a melhor forma de impactar cada cliente de acordo com o estágio no qual ele está. Veja:

É importante que você tenha esse funil para começar a pensar no seu público-alvo de maneira mais efetiva. Você precisa analisar a jornada do cliente e entende-la para vender melhor”, ressaltou John.

Integre os canais de comunicação da sua marca

O executivo também citou algumas táticas que a Adidas utilizou para se conectar com seus consumidores, entre elas está a integração do on com o off-line. John contou sobre uma ação que a marca fez em parceria com o Google no Canadá. Todos os usuários que tinham realizado pesquisas pela marca Adidas na internet foram identificados e, por meio da geolocalização, direcionados para lojas físicas da Adidas. De acordo com o executivo, com essa ação a empresa conseguiu levar 16 mil pessoas para os pontos de venda físicos.

Isso mostra que, ao contrário do que muitas empresas pesam, o digital não é inimigo do varejo físico, nem pretende tomar seu lugar. As organizações devem se empenhar em desenvolver campanhas que conectem os ambientes on e off-line ao invés de pensar neles de formas separadas.

No final da palestra John ressaltou três tópicos importantes que os profissionais de marketing precisam ter em mente:

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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