Notícias

14ª edição do Digitalks Expo é palco de discussões de futuro, negócios e personalidades do mundo digital

Evento contou com 9 mil congressistas e a participação de grandes nomes e empresas como o Chairman Latam da Shein, Fred do Desimpedidos, a autora Martha Gabriel, Nobru dos games, entre muitos outros.

 

O Digitalks Expo 2023 entregou tudo que prometeu: conexões, novo negócios, discussões interessantes e uma janela para o futuro do digital. O principal evento brasileiro de Negócios da Economia Digital e Tecnologia terminou com um saldo de 9150 mil pessoas, mais de 500 palestrantes, 18 palcos e 135 expositores, trazendo discussões com grandes personalidades e empresas do meio. No São Paulo Expo, na capital paulista, com 54 mil metros quadrados ocupados, os participantes puderam assistir a dezenas de palestras em mais de 14 trilhas de conteúdo diferentes, que abriram debates com diversas temáticas do mundo digital, fomentando o setor digital, através da abertura de novos mercados, geração de negócios e conteúdo especializado.

O Digitalks Expo é o principal evento de negócios da economia digital e tecnologia do país e segue o benchmarking dos maiores eventos digitais da Europa, proporcionando uma experiência única e integrada ao mercado mundial. O primeiro dia de evento inaugurou as discussões com a condecorada autora Martha Gabriel, especialista na escrita sobre tecnologia, que abriu o evento com uma reflexão sobre a tecnologia e como as novas ferramentas como a inteligência artificial estão substituindo a cognição humana.

Grandes empresas como Shein, Uber, Rappi, Ford, trouxeram seus executivos para fomentar discussões, experiências e expectativas de negócios. A nova sensação do Fast Fashion e gigante chinesa Shein trouxe seu Chairman Latam, Marcelo Claure, para falar sobre as expectativas da empresa no Brasil e região. Assim como no mundo digital, o evento não faltou em chamar influenciadores, com nomes como Igor Coelho, do Flow Podcast, e Fred do Desimpedidos.

No primeiro dia, Martha Gabriel, autora e pensadora digital, abriu o evento com uma reflexão sobre a tecnologia e como as novas ferramentas como a inteligência artificial estão substituindo a cognição humana. Tranquilizando a audiência, ela explicou que novas ferramentas como essa são mais como aumentadores do cognitivo do ser humano, que ajudam a organizar nossas ideias, do que algo que vai nos substituir.

Martha Gabriel - Digitalks Expo 2023
O novo mercado de trabalho não é sobre novas profissões, mas sim sobre novos profissionais preparados e qualificados para lidar com essas novas ferramentas – Martha Gabriel, Digitalks Expo 2023

 

Tecnologias como IA, IoT, 5G, Big Data, Blockchain, Computação Quântica, entre outras mencionadas pela speaker, serão agentes transformadores do trabalho, ainda assim, trazem novas dimensões e desafios. O novo mercado de trabalho não é sobre novas profissões, mas sim sobre novos profissionais preparados e qualificados para lidar com essas novas ferramentas. “91% das vagas de emprego já pedem experiência em Cchat gptGPT e outras inteligências artificiais criativas”, afirmou. Martha terminou sua palestra trazendo outra reflexão: “o humano mediano com a tecnologia correta torna-se melhor do que o melhor expert humano trabalhando sem ela”.

A nova sensação do fast fashion e gigante chinesa Shein trouxe seu Chairman Latam, Marcelo Claure, para falar sobre as expectativas da empresa no Brasil e região. No papo, mediado pela jornalista e editora da Bloomberg Línea, Ana Carolina Siedschlag, Claure comentou sobre os principais desafios enfrentados pela empresa aqui no Brasil, desde as imposições fiscais, até a fabricação local. Afirmou que a empresa firmou um novo compromisso de atingir 2 mil fábricas no País (hoje já são 200) e ter pelo menos 70% dos produtos vendidos por aqui produzidos fabricados nas fábricas brasileiras.

O executivo reforçou a importância do Brasil nos negócios da companhia, trazendo à tona as vantagens competitivas locais, como a qualidade da indústria têxtil e a micrologística avançada. “Nossa ideia é, no futuro, poder entregar roupas em janelas curtas de tempo, de 1 a 2 horas, de forma personalizada, entendendo o que o cliente precisa naquele momento”, afirmou. Completou dizendo que a macrologística brasileira precisa melhorar, mas que estamos no caminho certo e novas empresas já têm ótimas soluções para lidar com os problemas atuais. É questão de tempo.

O segundo dia do evento foi inaugurado com a palestra da empreendedora Monique Evelle, que contou um pouco mais sobre as possibilidades de empreendedorismo para influenciadores e como isso fará parte do futuro desta categoria. O VP de marketing da Ambev, Daniel Wakvaser decodificou as estratégias e estruturas de marketing da Ambev. Outras empresas como Heineken, Oracle, Ambev, Centauro, entre outras também comentaram sobre seus negócios, dando perspectivas e opiniões dentro das de 14 linhas diferentes de conteúdos oferecidos pelo evento.

Monique Evelle falou sobre como o empreendedorismo é parte do futuro para influenciadores

Sem deixar de lado os influenciadores, o último dia trouxe personalidades como Igor Coelho, do Flow Podcast, Fred do Desimpedidos, Octavio Neto, da Warner, e Carol Plauffer, do Shark Tank Brasil. Além deles, Bruno Goes (Nobru), dos Games, Allan Fernandes, CEO da 3C Gaming e Guilherme Costa, head de Marketing da Smart Fit, que comentaram o incrível poder do e-sports em criar conexões.

Na segunda participação do maior hub de podcasts do Brasil, Igor Coelho, fundador do Flow Podcast, abriu a conversa com os objetivos do Flow como empresa: “Estamos construindo coisas incríveis, mas queremos causar impactos reais na vida das pessoas”. Completando a frase, defendeu o formato de opinião própria do programa, sem muitas amarras, onde é possível alcançar um público maior e as pessoas podem criar suas próprias opiniões sobre um tema em uma conversa multilateral.

Neste evento cheio de inovação, não podia faltar um app cheio de tecnologia. O aplicativo do Digitalks Expo 2023 foi feito em parceria com a Yazo, empresa que faz os aplicativos dos maiores eventos da América Latina. Com ele foi possível que participantes, palestrantes e expositores se conectassem entre si, tivessem as principais informações do evento na palma da mão, se localizassem entre as palestras e organizassem seu dia com a agenda das atrações. Foram mais de 16 mil trocas de contato dentro do app nos dois dias de evento.

Além disso, uma das grandes novidades deste ano foi o Digitalks Startups Race. O projeto é um incentivo à inovação e uma oportunidade para as startups estarem presentes dentro de um grande evento, oferecendo seus serviços/produtos e gerando novos negócios. A startup vencedora recebeu 1,5 milhão em prêmios como R$ 500 mil em mídia OOH oferecido pela NEOOH, abertura de uma rodada de captação na Wiztartup de até R$ 1 milhão, e três meses de consultoria gratuita em PR pela Bendita Imagem.

Comentários

PUBLICIDADE